fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Fieam aponta distorção e afirma que ‘lista misteriosa’ prejudica o PIM

Fieam considera que a lista de produtos elaborada pela Suframa e pelo Ministério da Economia não atende às necessidades do PIM. Presidente da entidade demonstra preocupação.

25 de maio de 2022

Compartilhe

Fieam aponta distorção e afirma que lista misteriosa prejudica o PIM (Foto: Reprodução)

A Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam) afirma que a lista com itens produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM) que poderão ser excluídos da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), caso a liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) seja derrubada, não atende às necessidades da indústria amazonense na totalidade. A entidade ainda aponta a identificação de ‘distorções’ na relação de produtos e destaca a necessidade de reavaliação do documento.

A “lista misteriosa” está sendo elaborada pelo Ministério da Economia com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que não informaram à reportagem quais e quantos itens integram a pauta dos produtos pretensos à excepcionalidade da redução da alíquota do IPI.

“A relação atende parte do nosso pleito, mas não a totalidade. Também identificamos algumas distorções em relação a itens cruciais para o nosso Polo Industrial. Há ainda necessidade de uma melhor avaliação dessa relação, de forma que a lista oficial resguarde a parte majoritária do nosso modelo”, informou o presidente da Fieam, Antonio Silva.

Suframa auxilia o Ministério da Economia na elaboração da lista

A Suframa informou, por meio da assessoria, que contribui tecnicamente com o Ministério da Economia no repasse de informações para a elaboração do relatório, ou da lista de produtos. A autarquia não informou quantos itens ou a quais segmentos os produtos estão ligados e também não quis comentar sobre critérios utilizados para a escolha dos produtos.

“A  Suframa esclarece que já encaminhou para o Ministério da Economia uma relação preliminar de NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) com base no sistema harmonizado dos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus e que possuem Processo Produtivo Básico (PPB), como forma de atender ao objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade 7153/DF. Esta relação, contudo, não é final e nem esgota o tema da cautelar, pois cabe ao ME consolidar e divulgar a relação final”, informou a Suframa.

A reportagem tentou obter informações por meio da Advocacia Geral da União (AGU), mas o órgão informou que a pasta responsável é o Ministério da Economia. Por sua vez, o Ministério da Economia respondeu que não iria se manifestar sobre o assunto.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Concurso da Agência de Fomento do AM abre inscrições no dia 18 de julho

São ofertadas 30 vagas para nível superior neste certame, onde os salários chegam até R$ 6,5 mil. O edital já pode ser consultado hoje no site da comissão organizadora.

30 de junho de 2022

Conheça o Empresa Fácil, sistema que facilita abertura de empresas em Manaus

O Empresa Fácil coleta os dados necessários para o funcionamento da empresa pelo preenchimento de formulário eletrônico único, disponível na internet, pelo site da Jucea.

29 de junho de 2022

“Porta-voz da ZFM”, Daniella Consentino deverá presidir a Caixa

Braço direito de Paulo Guedes, Consetino deixa a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade pouco mais de quatro meses após assumir a predidência.

29 de junho de 2022

PIM fecha primeiro quadrimestre com alta de 8,96% no faturamento

Entre janeiro e abril, o faturamento total do Polo Industrial de Manaus ficou em R$ 52,68 bilhões, o que representa alta de 8,96% em relação ao mesmo período de 2021.

29 de junho de 2022

Amazonas melhora índice e obtém nota A em transparência fiscal

O Amazonas está entre os Estados que tiraram nota A juntamente com Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.

28 de junho de 2022

Programa de capacitação em tecnologia para mulheres tem inscrições abertas

Programa Santander Code Girls 2022, uma iniciativa do Santander Universidades, atende a mulheres que têm interesse na área de Tecnologia e desejam trabalhar com programação.

28 de junho de 2022

Postos já recebem gasolina com desconto de impostos federais

Desconto ainda é gradual, já que o repasse depende dos estoques das distribuidoras, mas o governo negocia com o setor uma alternativa para agilizar os cortes nos preços.

28 de junho de 2022

Estados fazem propostas no STF sobre o ICMS dos combustíveis

Governadores, secretários de fazenda e representantes da União participaram de audiência de conciliação marcada por Gilmar Mendes do STF para tratar dos combustíveis.

28 de junho de 2022