fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Feira de Agronegócios começa nesta quarta na Universidade Nilton Lins

V Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins tem confirmadas as participações de quase 100 expositores e irá movimentar R$ 50 milhões em novos negócios.

8 de novembro de 2021

Compartilhe

V Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins inicia nesta quarta-feira (Foto: Reprodução)

Começa nesta quarta-feira (10), a partir das 17h, a V Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins. O evento, o principal do setor primário no Amazonas, tem confirmadas as participações de quase 100 expositores e irá movimentar R$ 50 milhões em novos negócios, representando a retomada do setor, um dos mais importantes da economia amazonense.

Paralelamente às exposições e mostras de animais, a feira, que tem entrada gratuita e acontece no campus da instituição no bairro Parque das Laranjeiras, em Manaus, até o próximo domingo (14), tem uma vasta programação acadêmica, técnica e cultural para criadores, profissionais da área, novos empreendedores e toda a sociedade.

No primeiro dia, além da abertura oficial dos estandes de vendas, exposições, praças de alimentação e serviços, acontece ainda a cavalgada e os shows musicais de Jyou Guerra e da banda Ostentação do Forró, a partir das 20h, e minicursos e palestras como “Produção de geleia e doce de frutas”, “Direito aplicado ao Agronegócio”, “Avicultura” e “Aspectos da comercialização de pescado em feiras livres”.

No total, desde a produção de cerveja artesanal até a produção de iogurte do tipo sundae, são 35 cursos, palestras e oficinas ministradas por professores da própria universidade e profissionais de órgãos como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que serão realizadas nos laboratórios e salas da instituição e com inscrições abertas no site www.cursosextensao.niltonlins.br/Cursos/.

O desenvolvimento sustentável do agronegócio no Amazonas e na Amazônia também será tema de debates e palestras com especialistas.

“Um dos diferenciais da feira é ser realizada por uma instituição de ensino e pesquisa, que tem entre seus pilares a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente em todas suas ações e não poderia ser diferente neste evento, pois não se trata apenas de uma questão comercial, mas também na busca de soluções que respeitem o ecossistema único em que estamos”, destacou o empresário e idealizador do evento, Nilton Lins Júnior.

Concursos e leilões

Outra novidade que será lançada durante a Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins é a realização (no dia 12, às 15h) do primeiro concurso de Doce de Leite, voltado para produtores rurais e também para empreendedores de todo o estado.

Na mesma data e horário acontece o III Concurso de Queijo Coalho e durante todos os dias do evento será realizado ainda o Concurso Leiteiro, que em sua quinta edição irá premiar os criadores amazonenses dos animais que apresentarem a melhor produção durante o evento. A ordenha será realizada duas vezes ao dia e vencerá aquele que apresentar os melhores resultados.

Nos dias 12 e 13, acontecem ainda os leilões de animais selecionados destinados à melhoria e aperfeiçoamento genético dos produtores locais.

Para os esportistas e admiradores das competições, no sábado e domingo (dias 13 e 14 respectivamente) serão realizadas as provas dos Três Tambores e de hipismo.

“Após o hiato em 2020 por conta da pandemia, a feira está de volta com força total e irá funcionar de 17h até meia noite, em um espaço aberto e amplo para negócios e para a família, com estacionamento, segurança e respeitando os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de fiscalização e combate a Covid-19”, destacou a Pró-reitora de extensão e coordenadora-geral do evento, Janaína Braga.

Sobre as normas de prevenção a pandemia, os visitantes da feira terão que apresentar a carteira de vacinação atualizada na entrada, além de respeitar o distanciamento e o uso obrigatório de máscaras. Totens com álcool em gel também estarão disponíveis em todo o espaço.

Shows musicais

Além dos shows de Jyou Guerra e Ostentação do Forró no primeiro dia, a feira também tem confirmadas as apresentações da banda Frutos do Pagode e Uendel Pinheiro na quinta-feira, dia 11, e dos cantores Douglas Santiago, Júnior Garcia e Daniel Trindade na sexta-feira (12).

No final de semana será a vez de Kaio Ribeiro, Guto Lima e a banda Gang do Forró, no sábado (13) e de Kadu Almeida, Grupo Estrelas e Trio Du Vale na festa de encerramento no domingo (14).

Todos os shows acontecem a partir das 19h e serão fiscalizados o cumprimento das normas de segurança, como o uso de máscaras.

SERVIÇO:
O QUE: V Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins
QUANDO: de 10 a 14 de novembro (a partir das 17h)
ONDE: Campus da universidade no bairro Parque das Laranjeiras/Manaus
QUANTO: Entrada gratuita (mediante apresentação da carteira de vacinação atualizada)

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021

Férias e 13º: proteção e lucro para o dinheiro extra que está chegando

Entrevistado na TV RealTime1, o consultor econômico Igor Queiroz lembrou que é importante definir o prazo que o dinheiro poderá ficar investido antes de escolher seu destino.

30 de novembro de 2021