fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Envio de insumos ao PIM deve normalizar a partir de junho, prevê Fieam

De acordo com a entidade, para garantir a continuidade da produção, empresas antecipam pedidos dos insumos importados com até quatro meses de antecedência.

7 de dezembro de 2021

Compartilhe

Fieam prevê normalização na cadeia de suprimento de componentes em junho (Foto: Reprodução)

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) prevê normalização no fornecimento de componentes eletrônicos ao Polo Industrial de Manaus (PIM) somente a partir do segundo trimestre de 2022. Para garantir a continuidade das linhas de produção, empresas antecipam pedidos dos insumos importados em até quatro meses. Empresários afirmam que componentes para iniciar produção em janeiro de 2022 já estão garantidos.

O presidente da Fieam, Antonio Silva, afirma que enquanto o problema não é solucionado a alternativa para as fabricantes é ajustar o cronograma de produção.

“A expectativa é que o problema se regularize a partir do segundo trimestre do próximo ano. O problema é especialmente observado naqueles segmentos que utilizam semicondutores, os quais apresentaram uma demanda crescente frente a uma redução na produção de insumos”, explicou o empresário.

Insumos para início de 2022 a caminho

De acordo com o presidente da Associação dos Fabricantes de Componentes da Amazônia (Aficam), Roberto Moreno, os insumos para iniciar a produção em 2022 estão garantidos. Ele afirma que as empresas componentistas adiantaram pedidos para conseguirem atender às fabricantes de bem final.

“As componentistas estão com uma especial atenção a vários meses e esforço mais que dobrados em atender a programação do fabricante do bem final. Dessa maneira a entrega desses insumos já estão programadas”.

Por outro lado, o empresário ressalta que a cadeia de suprimento é delicada e não se pode descartar possibilidade de ocorrência de problemas pontuais.

“A cadeia é bastante delicada. A falta de um componente simples interrompe uma linha de produção da mesma forma que o mais complexo. Esse continua sendo o grande esforço de todos, atender os pedidos programados, conforme a antecedência de programação enviada pelo fabricante do bem final”, disse.

Lead Time

Conforme Moreno, os pedidos para fornecimento de componentes podem ser feitos com até quatro meses de antecedência para garantir fornecimento à fabricante do bem final. O tempo da antecedência do pedido depende de cada fabricante.

“Cada fabricante tem um lead time (tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto a ele) e estratégia diferente, dependendo do que é de origem nacional ou importada, nesses casos podem chegar a quatro meses de antecedência”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Sorte grande: Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado

O último concurso da Mega-Sena (2.445), na última quarta-feira (19), não teve acertadores. As apostas podem ser feitas até as 18h (horário de Manaus) deste sábado.

22 de janeiro de 2022

Projeto visa combater discriminação racial no acesso ao crédito

Levantamentos indicam que 32% dos empreendedores negros do país já tiveram pedidos de crédito negados sem que houvesse explicações. Problema foi inensificado com a pandemia.

22 de janeiro de 2022

Desempenho do varejo deve ser negativo no 1º trimestre, diz Ibevar

Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

22 de janeiro de 2022

Abertura de empresas cresce 4,5% em outubro, revela Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, foram abertos 325.732 empreendimentos, sendo que em 2020 haviam sido registrados 311.590 novos negócios no Brasil.

22 de janeiro de 2022

Nubank oferece primeiro fundo da família de renda fixa, o Nu Reserva

Fundo é composto por títulos públicos, operações compromissadas e títulos de crédito privado. É uma opção para quem busca alternativa para investir sua reserva de emergência.

22 de janeiro de 2022

Itaú destina recursos para projetos de proteção à infância no Amazonas

Dois projetos de ações sociais em defesa da infância e da adolescência no interior do Amazonas foram contemplados com recursos oriundos do Fundo Itaú Social .

22 de janeiro de 2022

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março

Prazo encerraria em 31 de janeiro. Regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional.

21 de janeiro de 2022

Falha de segurança expõe dados de mais de 160 mil chaves Pix

Dados referentes a 160.147 chaves Pix foram vazados. Segundo o BC, informações expostas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas.

21 de janeiro de 2022