Empresa do segmento de energia solar, a chinesa Hexing apresentou ao Coverno do Amazonas interesse de submeter projeto industrial para investir na Zona Franca de Manaus,
Inversor de energia solar é o produto que a Hexing quer fabricar na ZFM (Foto: Divulgação/Sedecti)
Representantes da empresa multinacional chinesa Hexing sinalizaram para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) a instalação de uma unidade (planta) no Amazonas. O interesse para o investimento será aplicado na produção de inversores para energia fotovoltaica (solar) no Amazonas.
O inversor de energia solar é um item essencial do kit de energia solar, com função de converter a energia elétrica gerada pelos painéis de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA), além de garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.
O secretário em exercício da Sedecti, Renato Freitas, avaliou que a sinalização dos investidores chineses vem em um momento importante para a retomada da economia no Amazonas. Segundo ele, a Sedecti irá orientar todo o projeto piloto que a empresa ficou de apresentar, para que o investimento possa ser executado.
“A empresa Hexing nos procurou, por meio do gabinete do governador, e nos apresentou o interesse de se instalar no Polo Industrial de Manaus para produzir os inversores solares, que são equipamentos de extrema importância; e que indicam uma atualização da matriz energética de todo o país, inclusive, para exportação também, de forma que a matriz energética se torne cada vez mais sustentável. A Sedecti estará orientando todo o projeto”, contou Renato.
Durante a reunião na Sedecti, a companhia chinesa apresentou também um projeto social, onde utilizam balsa de painéis solares, para fornecer serviços de abastecimento de baterias e atender à população dos municípios do Amazonas.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Leia Mais: