fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Em ano de Copa, venda de TVs deve impulsionar faturamento do PIM

A expectativa positiva é mantida mesmo em meio às ameaças à continuidade do PIM, decorrentes da constante guerra fiscal, seguidas de insegurança jurídica, e pela economia.

12 de abril de 2022

Compartilhe

Em ano de Copa vendas de TVs devem impulsionar faturamento do PIM (Foto: Reprodução)

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) projeta crescimento entre 6% e 7% para o faturamento do setor em 2022, na comparação com o ano passado. A entidade também estima elevação na produção e nas vendas de televisores no período da Copa do Mundo. A expectativa positiva é mantida mesmo em meio às ameaças à continuidade do Polo Industrial de Manaus (PIM), decorrentes da constante guerra fiscal, seguidas de insegurança jurídica, ainda agravadas por fatores econômicos.

Segundo o presidente do Cieam, Wilson Périco, o planejamento elaborado pelas indústrias para o ano vigente deverá transcorrer no ritmo previsto. Ele explica que o tempo de produção e o lide time dos fornecedores (tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto) varia entre cada fornecedor, podendo chegar a até dois anos para a entrega do insumo. Mas, as indústrias se programaram e não devem ter descontinuidade produtiva.

Em relação aos fatores político e econômicos, como as constantes investidas do governo federal na tentativa de extinguir os incentivos fiscais concedidos legalmente à Zona Franca de Manaus, acabando com a competitividade industrial do PIM frente às indústrias instaladas nas demais regiões do país, Périco informa que os reflexos negativos poderão ser sentidos a partir de 2023.

“A projeção para este ano está dentro do planejamento, que já está em execução. Então, não deverá sofrer alterações. Poderemos sentir impactos caso o decreto de redução do IPI não seja reeditado de forma a resgatar a competitividade do PIM”, disse.

Copa deverá aumentar vendas de televisores

Conforme Périco, tradicionalmente, em ano de Copa do Mundo a demanda por aparelhos de televisão cresce. Ele disse que não há como estimar o percentual de aumento na produção das TVs no período, mas que a maior procura pelo equipamento já está contabilizada na previsão de crescimento do faturamento anual, projetado para 2022 entre 6% e 7% sobre os R$158,6 bilhões contabilizados em 2021.

“Por conta da inovação tecnológica as pessoas também estão utilizando outras ferramentas, que poderão também serem demandadas. Mas na análise de anos anteriores, em ano de Copa do Mundo a venda de televisões cresce”, disse.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022

Programa do Cetam realiza curso de criação de startups em Itacoatiara

Programa Trilhas de Empreendedorismo Digital vai receber 40 alunos para três dias de imersão no processo de criação de startups. Curso começa nesta quarta-feira (25).

25 de maio de 2022

Wilson Lima institui Sistema de Informações de Custos do Amazonas

Com o Sica, o governo vai ampliar o rigor no controle das informações com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos. O sistema funcionará de forma eletrônica.

25 de maio de 2022

Operadoras de telemarketing vão ao STF contra uso do prefixo 0303

Argumento é de que a norma viola a Constituição por supostamente afetar o exercício de atividade empresarial e prejudicar a livre iniciativa e a busca do pleno emprego.

25 de maio de 2022

Fieam aponta distorção e afirma que ‘lista misteriosa’ prejudica o PIM

Fieam considera que a lista de produtos elaborada pela Suframa e pelo Ministério da Economia não atende às necessidades do PIM. Presidente da entidade demonstra preocupação.

25 de maio de 2022

Resultado preliminar do concurso público da PGE-AM é divulgado

Provas ocorreram no dia 17 de abril, quando quase oito mil candidatos concorreram a uma das 44 vagas ofertadas, sendo 37 para ampla concorrência e sete para PcDs.

25 de maio de 2022