fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

DNIT entrega porto de pequeno porte ‘IP4’ ao município de Silves

Porto conta com terminal de passageiros, armazém de carga, fábrica de gelo, estacionamento, guarita, subestação, estação de tratamento de esgoto e sistema naval.

7 de novembro de 2021

Compartilhe

DNIT entrega porto de pequeno porte 'IP4' ao município de Silves (Foto: Reprodução)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inaugurou uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) no município de Silves (distante 203 quilômetros da capital). A estrutura contou com investimentos de mais de R$22 milhões e deverá beneficiar mais de nove mil habitantes da região e de cidades próximas.

Segundo o DNIT, a estrutura da IP4 é simplificada, comparada a uma pequena rodoviária às margens dos rios.

O empreendimento, utilizado para desembarque de cargas e passageiros, conta com terminal de passageiros, armazém de carga, fábrica de gelo/câmara frigorífica, estacionamento, guarita, subestação, estação de tratamento de esgoto (ETE), sistema naval com capacidade para atender embarcações regionais locais e outros.

“A instalação em Silves é considerada de grande importância para a população, uma vez que as cidades da região têm alta demanda de transporte hidroviário e ainda não contavam com local para este tipo de operação com infraestrutura e segurança que atendessem às embarcações regionais”, informou o órgão. 

Sindarma destaca importância de manutenção

Para o diretor do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma), Dodó Carvalho, a entrega de mais uma IP4 ao estado é uma conquista para a comunidade do interior. Porém, ele ressalta a importância da manutenção das estruturas para garantir a continuidade dos serviços.

“A instalação de mais uma IP4 é uma grande conquista para a sociedade amazonense em especial para os moradores do interior. Porém, só construir, instalar e entregar não basta. É preciso ter funcionalidade. Acredito que o DNIT já entregou ao estado mais de 40 IP4s, porém, atualmente 30% desse total está inoperante por falta de manutenção”, informou.

Critérios atendidos

Conforme o DNIT, as IP4s precisam atender critérios que comprovem a eficiência e a segurança do empreendimento à comunidade, além de atender ao interesse público e às legislações do meio ambiente.

Apesar de ser de pequeno porte a estrutura portuária também deve estar registrada no Sistema Nacional de Viação (SNV), operar exclusivamente com embarcações de navegação interior e estar fora da poligonal do porto organizado.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Preocupação com nova variante derruba Bolsas da Europa

Ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

26 de novembro de 2021

Qualidade de vida no AM foi a sexta pior do país entre 2017 e 2018

Segundo dados do IBGE, a taxa de perda de qualidade de vida do Amazonas ficou em 0,216, obtendo resultado melhor apenas em relação ao Maranhão, Pará, Acre, Amapá e Alagoas.

26 de novembro de 2021

Renovação de incentivos fiscais estaduais segue em compasso de espera

Sefaz afirma que o PL que prevê o novo texto da legislação fiscal está em tramitação na Casa Civil e deverá ser enviado à Aleam no início de dezembro.

26 de novembro de 2021

Em Manaus, XP seleciona interessados para atuar no mercado financeiro

Programa 'XP Future' tem objetivo de reforçar o time de colaboradores em locais considerados estratégicas para a companhia, como Manaus. Na cidade, são oferecidas 10 vagas.

26 de novembro de 2021

Cursos ofertam 1.000 vagas para qualificação no Amazonas

Os cursos são direcionados para a população que busca por qualificação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Inscrições iniciam nesta sexta-feira.

26 de novembro de 2021

Pesca esportiva pode ser implementada na comunidade Boca do Mamirauá

Iniciativa busca incentivar turismo para geração de renda na comunidade, situada na zona rural de Uarini. Implantação está sendo viabilizada pelas secretarias Sepror e Sema.

26 de novembro de 2021

Juros cobrados de empresas e famílias sobem em outubro, diz BC

Famílias pagaram taxa média de 43,8% ao ano, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a setembro, e as empresas, 19,1% ao ano, aumento de 2 pontos percentuais.

26 de novembro de 2021

Projeto fixa prazo para elaboração de Processos Produtivos no PIM

PL 1077/19, aprovado da CCJ da Câmara, estabelece que o governo terá 120 dias para fixar processos produtivos básicos (PPBs) de empresa interessada em se instalar no PIM.

26 de novembro de 2021