fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Desabastecimento de veículos novos impulsiona venda de usados, no AM

Segundo a Fenauto, com menor volume de carros novos nas concessionárias, consumidor é ‘empurrado’ para as lojas multimarcas. O crédito mais acessível também contribui.

6 de julho de 2021

Compartilhe

Vendas de veículos seminovos e usados cresceu 24% no semestre. (Foto: Reprodução)

O desabastecimento de veículos novos nas concessionárias, a maior oferta de crédito e a adesão à modalidade ‘troca com troco’ impulsionaram as vendas de veículos usados no Amazonas, no primeiro semestre, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Levantamento da federação aponta que de janeiro a junho deste ano as vendas de veículos seminovos, no estado, registraram crescimento de 24% no acumulado do primeiro semestre deste ano, em relação a igual período do ano anterior.

De janeiro a junho as lojas de veículos multimarcas comercializaram 46.434 automóveis usados. No primeiro semestre de 2020 foram vendidos 37.423 carros seminovos. O crescimento foi de 24% e a média de venda diária no semestre foi de 371 automóveis.

De acordo com o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, o aumento na demanda no estado acompanha o cenário do segmento nacional. Ele explica que entre os fatores que favorecem a demanda crescente, o desabastecimento de automóveis novos nas concessionárias leva o consumidor a buscar por um veículo usado.

“Uma série de fatores têm se conjugado para o aquecimento nas vendas de seminovos e usados. A falta de veículos zero quilômetro nas concessionárias, por falta de componentes vem empurrando o consumidor para o seminovo e usado. Os agentes financeiros têm oferecido financiamentos de forma mais ampla, o que ajuda a realização do negócio”, comenta.

“Um outro fator que está movimentando o mercado é o que chamamos de ‘troca com troco’, que ocorre quando o consumidor tem uma dívida para saldar, procura uma loja e troca seu carro por um modelo mais antigo, e de menor valor, recebendo a diferença (troco) para saldar o compromisso financeiro que precisa”, complementa.

Vendas em junho também cresceram

Dados da Fenauto também mostram que em junho de 2021 o segmento registrou incremento de 23,3% na demanda, em comparação a junho de 2020.

No sexto mês do ano foram vendidos 9.794 veículos seminovos e usados, frente 7.946 unidades comercializadas em junho de 2020.

“Esperamos que com os sinais de recuperação que a economia vem dando, a continuação da vacinação em massa e a melhora do índice de confiança do consumidor, esses resultados positivos se mantenham pelas próximas semanas”, analisou Santos.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Assinado acordo que cria a Câmara de Comércio Argentina-Amazonas

Objetivo é a promoção comercial de bens, serviços, turismo e agronegócio entre o setor produtivo do Amazonas e a República Argentina. Assinatura ocorreu na sede da Suframa.

22 de setembro de 2021

Indicações Geográficas são conhecidas por 60% dos pequenos varejistas

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma Indicação Geográfica gostariam de vender produtos típicos regionais

22 de setembro de 2021

Produção agrícola em 2020 bate novo recorde e atinge R$ 470,5 bilhões

Produção agrícola nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas chegou, no ano passado, a 255,4 milhões de toneladas, 5% maior que a de 2019, segundo dados do IBGE.

22 de setembro de 2021

Proposta do autoatendimento em postos tramitará em urgência no dia 26

A MP recebeu proposta de 73 emendas ao texto-base, dentre elas, a que propõe a implantação de bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis.

22 de setembro de 2021

Argentina vai permitir a entrada de brasileiros vacinados

Para ingressar no país será necessário comprovar o esquema de vacinação contra Covid-19 completo há ao menos 14 dias, e ter testado negativo para a doença antes do ingresso.

21 de setembro de 2021

Produção nacional de aço tem aumento de 2,92% em agosto, diz Instituto

Com este aumento, os níveis de produção do aço no país seguem elevados, acima de 8 milhões de toneladas por mês durante todo o ano de 2021, com exceção do mês de março.

21 de setembro de 2021

Manaus Previdência lança edital para concurso; salários chegam a R$ 12,4 mil

A vigência do concurso será de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, sendo prorrogável por mais dois anos.

21 de setembro de 2021

Bioeconomia é oportunidade para aperfeiçoar atividades públicas e privadas

Com ajuda do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), representantes dos setores público e privado veem na bioeconomia amazônica, potencial para avançar em suas atividades.

21 de setembro de 2021