fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Curso on-line vai forma brigadistas para atuar contra o Aedes aegypti

Treinamento visa capacitar agentes para atuar em programas de brigadas de instituições de saúde e educação, realizando as ações de combate ao mosquito nesses ambientes.

16 de novembro de 2021

Compartilhe

Curso é oferecido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (Foto: Divulgação)

Em uma estratégia para reduzir os casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti (as chamadas ‘arboviroses’, dengue, zika vírus e chikungunya), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) disponibiliza um curso on-line de Formação de Brigadistas Contra o Aedes aegypti. A capacitação tem foco nas instituições públicas e privadas dos municípios. Para os interessados, a inscrição pode ser feita em http://cead.fvs.am.gov.br:84.

O intuito do treinamento é capacitar agentes para atuar nos programas de brigadas de instituições de saúde e educação, realizando as ações de combate ao mosquito dentro desses ambientes. O curso tem carga horária de oito horas, com certificado, e após a finalização, o aluno poderá atuar como brigadista.

O curso foi desenvolvido pelo Grupo Técnico de Integração (GTI/FVS-RCP), em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES/FVS-RCP) e a subgerência de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (SUBGDRH/FVS-RCP).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que o curso é essencial para o momento em que o estado registra mais chuvas. “Estamos entrando no período sazonal das arboviroses, por isso é necessário fortalecer as ações de combate ao mosquito”, destaca Tatyana. 

De acordo com a idealizadora do curso e coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs/FVS-RCP), Josielen Amorim, o curso foi planejado para atingir o público do interior do Amazonas.

“O curso sempre foi presencial e é uma das principais estratégias do Programa de Brigadas de Combate ao Aedes aegypti, porém com a pandemia ficou difícil e tivemos que adaptar para o modo virtual”, conta Josielen.

Segundo a gerente do NES/FVS-RCP, Amanda Andion, o conteúdo da capacitação apresenta os principais pontos do Programa de Brigadas. “É um material educativo que contém todas as orientações para executar o programa e seus critérios”, esclarece.

O subgerente da SUBGDRH/FVS-RCP, David Oliveira, reforça que, além dos profissionais da saúde, alunos do Ensino Médio também estão aptos a realizar o curso. “O treinamento está disponível para alunos da rede pública e particular participantes do Programa de Brigadas e podem atuar como brigadistas em seu ambiente escolar”, salienta David.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Inflação medida pelo IPC-S sobe para 1,08% em novembro, diz FGV

Alta da taxa de outubro para novembro foi puxada por apenas dois dos oito grupos de despesas que compõem o IPC-S. Inflação de transportes mais do que duplicou no período.

1 de dezembro de 2021

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021