fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Ministério da Saúde e Amazonastur divergem sobre retomada de cruzeiros

Assessoria do Ministério confirma que estado está incluído em portaria que autoriza cruzeiros. Amazonastur, no entanto, diz que documento contempla apenas viagens no litoral.

3 de março de 2022

Compartilhe

Portaria do Ministério da Saúde liberou temporada de cruzeiros no estado (Foto: Reprodução)

Portaria publicada pelo Ministério da Saúde autoriza a retomada da temporada de cruzeiros 2021/2022 em todo o país, a partir da próxima segunda-feira (7). Segundo a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) o período das viagens dos navios luxuosos segue até o dia 18 de abril.

Procurada pelo RealTime1, a assessoria do Ministério da Saúde confirmou a abrangência do Amazonas na portaria nº413, de 25 de fevereiro de 2022.

A portaria estabelece regras para o cumprimento do isolamento ou da quarentena de viajantes com sintomas de Covid-19, além das obrigações das empresas de cruzeiros, que consistem na garantia do atendimento médico, a bordo e em solo, dos viajantes com suspeita ou confirmados para o vírus, incluindo as pessoas que necessitarem de hospitalização.

O documento ainda cita que a autorização poderá ser revista em caso de alteração ou desdobramentos do cenário epidemiológico nacional e internacional.

A Clia também informou que está levantando dados junto às empresas de cruzeiros que ofertam os serviços com passagens por Manaus para saber quantos navios e quantas pessoas ainda deverão compor os cruzeiros, neste ano.

A associação confirmou a continuação da temporada de cruzeiros no país a partir de 5 de março, com saídas programadas até 18 de abril de 2022. A Temporada 2022/2023 está programada para
começar em outubro de 2022.

Amazonastur não confirma retomada no estado

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) não confirmou a retomada da temporada de cruzeiros nos rios do estado. De acordo com nota divulgada pela pasta, a nova portaria do Ministério da Saúde refere-se apenas ao transporte aquaviário de passageiros, brasileiros ou estrangeiros, exclusivamente na costa brasileira, o que não é o caso dos cruzeiros que adentram no Amazonas, oriundos de destinos internacionais.

“Desta forma, a temporada de cruzeiro no Amazonas permanece suspensa”, diz a publicação.

Até sexta-feira (25), a Amazonastur registrava o cancelamento de 25 navios de cruzeiros que estavam programados para aportar na capital.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022

Eneva mais do que dobra reservas de gás na Bacia do Amazonas

Auditoria de reservas e recursos na Bacia do Amazonas mostra que as reservas de gás natural da Eneva passaram de 7,1 bilhão de m³ (Bm³) no fim de 2021 para 14,8 Bm³ em abril.

20 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

20 de maio de 2022

Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas

Programa Serpro Booster seleciona empresas tecnológicas e oferece créditos para que acessem algumas das melhores soluções tecnológicas de administração de dados públicos.

20 de maio de 2022