Retorno de algumas montadoras refletiu em oferta de automóveis em novembro, quando as fabricantes atenderam o comércio varejista. Projeção para dezembro é positiva.
Concessionárias voltam a ter automóveis à pronta entrega (Foto: Reprodução)
A retomada na produção por algumas montadoras refletiu em maior fornecimento de automóveis às concessionárias na capital, em novembro, com previsão positiva para abastecimento em dezembro. O Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos Automotores no Amazonas (Sincodiv-AM) afirma que apesar da oferta, ainda é cedo para falar em normalização no setor.
Segundo o presidente do Sincodiv-AM, João dos Santos Braga Neto, em novembro as fabricantes conseguiram atender à demanda do segmento varejista, fornecendo os veículos às lojas revendedoras das marcas.
Neto informou que as fabricantes ainda têm pendências em relação às vendas diretas, que consistem nas comercializações às empresas detentoras de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
“Hoje, as concessionárias estão abastecidas e já conseguem atender ao cliente com carros à pronta entrega. Mas, ainda não podemos afirmar que o cenário está normalizado porque qualquer entrave impacta no fornecimento. Temos expectativas positivas para os próximos meses”, comentou. “A demanda segue aquecida”, completou.
Balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Automóveis (Anfavea) afirma que o retorno às atividades produtivas por algumas montadoras, em outubro, resultaram em produção de 177,9 mil autoveículos (que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), 2,6% a mais que em setembro deste ano.
Porém, em relação a outubro de 2020, o número representa queda de 24,8%. A associação afirma que as limitações de componentes eletrônicos fizeram com que outubro de 2021 foi considerado o pior outubro dos últimos cinco anos.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: