Para a Federação, a ampliação das flexibilizações às medidas de restrições incentivarão as organizações de confraternizações e o uso de enfeites natalinos.
Itens natalinos devem impulsionar vendas do comércio, estima FCDL (Foto: Reprodução)
A dois meses para o fim do ano, o comércio já oferta artigos natalinos para decoração. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL) prevê que o segmento de adereços contribua para o impulso dos resultados do setor. Conforme a entidade, os menores índices de contágio pela Covid-19 e a vacinação em massa deverão incentivar os festejos elevando a demanda pelos enfeites.
De acordo com o presidente da FCDL, Ezra Benzion, o arrefecimento da pandemia e a flexibilização das medidas de restrição devem estimular a organização de festas, o que consequentemente, demandará decorações. Ele acredita que o setor de artigos natalinos deverá ter melhor desempenho em relação a outros segmentos como o de bens duráveis, por exemplo, por conta da redução no poder de compra do consumidor e da inflação.
“A tendência é que as vendas cresçam em relação a 2020, período de fortes restrições que dificultavam a realização de confraternizações. O setor de decoração deverá impulsionar as vendas do comércio. Por outro lado, é possível que a inflação e o dinheiro mais curto resultem em adiamento de planos como de compras de bens duráveis, sendo deixados para quando houver recomposição salarial”, comentou.
O gerente geral das lojas Variedades Salmo 91, Josias Morais, relata que para este ano a empresa traz novidades em enfeites e luzes natalinas e também disponibilizará o serviço de customização de árvores de natal. A empresa espera crescimento nas vendas entre 18% a 20% em comparação a 2019, ano pré-pandemia.
“Nossas lojas estão sendo preparadas com variedade de produtos natalinos com ênfase nos enfeites, guirlandas, papai noel e muitas ávores de natal, inclusive, venderemos também arvores já customizadas com o intuito de proporcionar facilidade aos clientes”, comentou.
Segundo Morais, a procura pelos itens natalinos deverá crescer a partir desta semana, após o dia das crianças.
“A procura ainda está ‘acanhada’, mais logo após o dia das crianças é natural que o consumidor comece e fazer pesquisa e a buscar as novidades de final de ano”.
O diretor de operações do grupo Tropical Multiloja, Erick Bandeira, relata que a expectativa de crescimento nas vendas para o final de ano é de 5% em comparação a 2020. Conforme o diretor, as compras para o final de ano são efetuadas em março, com recebimento dos itens a partir de setembro, o que garante a disponibilização adiantada dos materiais ao consumidor.
“O Natal sempre foi uma data muito importante para a Tropical Multiloja. Investimos muito no Natal, quando os clientes decoram suas casas, empresas, comércios. Temos expectativa de crescimento de 5% em relação ao ano anterior”.
Segundo o diretor, as lojas já disponibilizam itens entre árvores de diversos tamanhos e decorações natalinas em geral.
“Ainda estamos recebendo mercadorias semanalmente e este ano mantivemos a quantidade do ano passado”, informou.
A loja traz entre as novidades, variedade de flores e decorações na tonalidade rosé.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: