fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Comércio de Manaus tem alta no índice de confiança em março, diz pesquisa

Pelo segundo mês consecutivo, o comércio de Manaus está mais confiante, querem contratar mais e investir mais, segundo apurou pesquisa nacional da CNC.

23 de março de 2022

Compartilhe

No País, o índice de confiança do comércio teve recuo de 1,3%, em março (Foto: Divulgação/ABr)

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Manaus apresentou aumento e alcançou 122,6 pontos neste mês de março, mantendo-se na zona de satisfação (acima dos 100 pontos). O resultado diverge da apuração nacional, que registrou queda 1,3%.

O recuo nacional, em março, mantém a tendência apresentada em fevereiro (-1,2%). Com o resultado, o Icec, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), encerra o primeiro trimestre de 2022 com queda acumulada de 1,12%.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, ressalta que os números refletem o cenário atual. “Tivemos uma escalada de aumentos, que desestabilizou o abastecimento e a própria economia. Há também a guerra na Ucrânia, que está gerando uma série de dificuldades relativas ao desabastecimento e ao aumento exagerado de preços. Apesar desses fatores, temos a certeza de que o comércio irá superar mais esse momento”, afirma.

Segundo a pesquisa, em Manaus, 39,7% consideram que a situação da economia no País está “melhorando um pouco”, assim como as condições atuais para o setor também estão favoráveis conforme 50,3% dos entrevistados.

Outros 54,1% acreditam que a economia vai melhorar ainda mais e 53.1% dizem o mesmo falando especificamente sobre o comércio. Sobre empregos, 53,8% dizem que pretendem fazer algumas contratações e 45.5% afirmam que vão investir, ainda que “um pouco”.

Texto: Emerson Medina com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Programa Manaus + Agro contempla 70 produtores no ramal do Brasileirinho

Produtores rurais da região receberam alevinos, sementes e kits de agricultura familiar. Além disso, foram entregues 10 toneladas de ração para avicultores e piscicultores.

27 de maio de 2022

Ipea: Uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

Maioria dos trabalhadores que poderiam exercer atividades remotas é mulher (58,3%); branca (60%); com nível superior completo (62,6%); e tem idade entre 20 e 49 anos (71,8%).

27 de maio de 2022

Fundador do Grupo Digitron, Sung Un Song é o Industrial do Ano 2022

Título será concedido nesta sexta pela Fieam. Também serão homenageados os industriais Irani Bertolini e Gilberto Novaes e a empresa maior exportadora de 2021, a Recofarma.

27 de maio de 2022

Havan inaugura primeira megaloja em Manaus no dia 25 de junho

Nova Havan estará em anexo ao Shopping Manaus Via Norte. De acordo com a rede varejista, serão geradas 150 novas vagas de emprego diretos e cerca de 650 indiretos na capital.

27 de maio de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022

Grupo busca 20 startups para investir R$ 5 milhões em recursos

SdP Capital, área do Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, é responsável por apoiar empreendedores a escalarem empresas inovadoras e estabelecer redes de conexões.

27 de maio de 2022

Secretaria de Empreendedorismo e Sebrae realizam a Semana do MEI

Semana do MEI vai acontecer de segunda (30/05) a sexta-feira (03/06). Objetivo é ofertar soluções inovadoras, para quem já é microempreendedor e para quem quer se formalizar.

27 de maio de 2022

Audiovisual contrata 40% a menos com fim de editais e pandemia

Estudo Tela Amazônia identificou que a maioria das produtoras de audiovisual no Amazonas atua há dez anos no mercado e 98,4% estão formalizadas.

27 de maio de 2022