fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Caminhoneiros do Amazonas descartam adesão à greve nacional

Representantes do segmento afirmam que o estado enfrenta situação caótica decorrente da pandemia e a paralização do transporte prejudicaria ainda mais a população.

1 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Abastecimento no Amazonas não deverá ser afetado pela greve dos caminhoneiros (Foto: Reprodução)

Caminhoneiros do Amazonas negam a possibilidade de adesão à greve nacional anunciada pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), com início previsto para esta segunda-feira (1º).

Representantes do segmento afirmam que o estado enfrenta situação caótica decorrente da pandemia e a paralização do transporte prejudicaria ainda mais a população.

Segundo a secretária da Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (Fetramaz), Raquel Vidal, as empresas são contrárias ao movimento nacional. Ela assegura que os trabalhos e os fluxos de transportes de cargas permanecem normais.

“Essa greve não afetará o Amazonas. As empresas repudiam qualquer atitude de paralização. O momento é crítico e é impossível pensar na possibilidade de parar o transporte”, afirmou.

Momento de contribuição

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos do Amazonas, Antonio Sérgio da Silva, concorda que o momento é de contribuição da categoria por meio do abastecimento de produtos às feiras e comércios.

Para Silva, abastecimento no Amazonas não será afetado porque ainda que em menor volume, as cargas continuarão chegando por meio fluvial.

“Esse movimento pode até se concentrar em alguns estados do sul e sudeste, mas não deverá ganhar força necessária para configurar paralização nacional”, avaliou. “Entre 25% e 30% dos alimentos perecíveis chegam por rodovia, o restante chega pelos rios. Não seremos prejudicados”.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Nova Lei das Filas já autuou 41 estabelecimentos no Amazonas

Norma regula o tempo para atendimento ao cidadão, de no máximo até 50 minutos em estabelecimentos bancários, concessionárias públicas de água, luz e telefone e outros.

14 de agosto de 2022

Dia dos Pais: entenda origem da comemoração no Brasil e no mundo

Inicialmente, a data era 16 de agosto, quando a Igreja celebra São Joaquim, pai de Maria. O dia dedicado ao santo mudou, mas o oitavo mês fez sucesso entre os comerciantes.

14 de agosto de 2022

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022