fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

BNDES reúne bancos de desenvolvimento globais na ExpoAmazônia

Tema sustentabilidade norteou boa parte das discussões ao longo dos objetivos principais da ExpoAmazônia sediada em Manaus.

3 de julho de 2022

Compartilhe

Dirigentes de cinco instituições de investimentos internacionais na ExpoAmazônia (Foto: Divulgação)

A programação de palestras e debates do palco principal da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 reuniu dirigentes de cinco instituições de investimentos internacionais.

Eles se juntaram ao presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, que, além de participar ativamente, também mediou as conversas.

O tema sustentabilidade norteou boa parte das discussões ao longo do debate, em especial diante dos objetivos precípuos da ExpoAmazônia e do evento estar sendo sediado no coração da Amazônia, hoje pauta cada vez mais relevante quando se trata de iniciativas que envolvam investimentos com foco em resultados sustentáveis.

Gustavo Montezano destacou que os representantes internacionais aceitaram de imediato o convite para participar desta agenda no evento, especialmente por estar sendo realizado no meio da Amazônia.

“O quão importante e emblemático é este momento de termos executivos como os presentes aqui hoje conversando conosco. O BNDES e todos os bancos aqui representados fazem parte de uma associação de bancos de desenvolvimento do mundo inteiro. Esta associação se reúne recorrentemente e este é o primeiro encontro presencial que se faz desde o início da crise da pandemia, iniciada em 2020. O último encontro ocorrido foi em Washington, em 2019, e quase três anos depois podemos nos reunir presencialmente aqui no Brasil”.

Montezano ainda disse que os debates propostos envolvem “temas como bioeconomia, tecnologia, carbono e finança sustentável e demonstram como é importante, não apenas para o Brasil, mas na agenda global, esse tema da bioeconomia, biotecnologia e das finanças sustentáveis”.

Remy Rioux, CEO da Agência Francesa de Desenvolvimento, comentou sobre a atmosfera de se estar na região, “sentir a beleza deste santuário e, claro, é muito importante encontrar as pessoas daqui, que trabalham com inovação, os empreendedores, que moram em Manaus e toda a região, criando valores e protegendo a natureza. Este é o desafio”.

O executivo ainda comentou que a associação citada por Montezano ainda conta com representantes da China, Japão, México e diversos outros países, o que permite o entendimento dos desafios a um nível global.

Para Fábio Calderaro, gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), uma das instituições organizadoras do evento, “a vinda da maior autoridade do BNDES à Amazônia e o convite feito por ele para um grupo tão prestigiado de atores de bancos de investimento demonstra como o governo federal e instituições internacionais estão engajados em realizar ações de cunho sustentável focadas na Amazônia, tais como projetos verdes, que são economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos”.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022

Setor de serviços do AM apresenta queda de 5,1% em junho, aponta IBGE

A variação percentual acumulada no ano (de janeiro a junho) apresentou alta de 9,7%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o setor teve queda para 9,5%, no Estado.

11 de agosto de 2022

Casas Bahia inaugura 5 lojas e Centro de Distribuição nesta sexta em Manaus

Chegadas das lojas já proporcionam impacto na economia local, com a geração de 380 empregos diretos e 1.140 indiretos, totalizando mais de 1.500 novos empregos na cidade.

11 de agosto de 2022