fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Manaus recebe evento voltado ao fomento da bioeconomia, tecnologia e inovação

ExpoAmazônia Bio&TIC 2022, evento previsto para ocorrer entre os dias 30 de junho e 2 de julho deste ano, será lançado nesta quarta-feira (13), na sede da Suframa.

12 de abril de 2022

Compartilhe

ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 será lançado nesta quarta-feira (13) (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de fomentar ainda mais os polos de bioeconomia e digitais da Amazônia, nesta quarta-feira (13), será lançada oficialmente a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022, evento previsto para ocorrer entre os dias 30 de junho e 2 de julho deste ano. Na ocasião do lançamento, que será realizado no auditório da Suframa, diversos atores do ecossistema regional de bioeconomia e de tecnologia e inovação estarão reunidos para apresentar a proposta do evento, sua relevância para a Amazônia e de que forma os temas pré-definidos da programação podem contribuir para promover avanços significativos à sociedade e à economia local.

Realizado pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), a ExpoAmazônia conta, ainda, com o apoio de diversos parceiros, entre entes públicos e privados, todos cientes de seus papeis na promoção de ações que colaborem para o desenvolvimento não apenas da região amazônica, como também de todo o País.

A presidente da APDM, Vania Thaumaturgo, destaca que a Associação tem buscado constantemente atuar para estimular o debate de temas de interesse para a Amazônia e a iniciativa de se realizar o evento vem ao encontro desta proposta. Segundo ela, “a ExpoAmazônia tem como objetivo discutir, integrar e consolidar os Polos de Bioeconomia da região Amazônica e alavancar os Polos Digitais na região como duas matrizes econômicas viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e o desenvolvimento econômico e social dos povos da região”.

Para tanto, foram definidos eixos temáticos que nortearão o evento, que vão desde a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social para os povos da Amazônia até as tecnologias digitais de vanguarda e o desenvolvimento do empreendedorismo.

Para Fábio Calderaro, gestor do CBA, a integração de atores do ecossistema local permite que os debates acerca de temas relevantes para a sociedade amazônica possam alcançar níveis de maturidade que gerem resultados ainda mais promissores para o pleno desenvolvimento regional. “São eventos como a ExpoAmazônia que nos criam um ambiente favorável para realizarmos ações mais assertivas. Queremos fomentar os polos de bioeconomia e de inovação e tecnologia e, para isso, devemos discutir sobre as estratégias para melhor desenvolvê-los”, afirmou.

Metas e resultados

A partir da programação proposta para o evento e que será apresentada no seu lançamento oficial, a ExpoAmazônia visa a alcançar milhares de atores locais para discutir sobre qual foco se pretende para o Polo de Bioeconomia amazônica e quais estratégias para o seu desenvovimento. Da mesma forma, o evento tem por objetivo apresentar para a sociedade as duas matrizes econômicas viáveis para a região, em complemento às atividades do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Além disso, espera-se apoiar startups na mentoria e apresentação de seus negócios para investidores potenciais, bem como prospectar negócios e atrair estudantes e profissionais para o mercado de tecnologia.

Serviço

O que: Evento de lançamento da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022
Quando: Quarta-feira, 13 de abril de 2022, das 10h às 12h
Onde: Auditório da Suframa, localizado na Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424, Distrito Industrial, Manaus/AM

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022

Eneva mais do que dobra reservas de gás na Bacia do Amazonas

Auditoria de reservas e recursos na Bacia do Amazonas mostra que as reservas de gás natural da Eneva passaram de 7,1 bilhão de m³ (Bm³) no fim de 2021 para 14,8 Bm³ em abril.

20 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

20 de maio de 2022

Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas

Programa Serpro Booster seleciona empresas tecnológicas e oferece créditos para que acessem algumas das melhores soluções tecnológicas de administração de dados públicos.

20 de maio de 2022