fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Contratações temporárias devem aumentar 20% no AM, prevê Associação

Associação estima que indústria e comércio devem impulsionar a geração de trabalho temporário até o fim do ano. CDLM projeta criação de mais de 6 mil oportunidades.

31 de agosto de 2021

Compartilhe

Contratações temporárias devem crescer 20% no estado, sobre 2020. (Foto: Reprodução)

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê que o Amazonas encerre o ano com aumento de 20% no número de contratações temporárias, em relação às admissões de 2020. Segundo a associação, a indústria e o comércio devem impulsionar a geração de novos postos de trabalho para atender às demandas do período de fim de ano.

De acordo com a diretora da regional Norte da Assertem, Cilene Herbster, em Manaus, o setor industrial deverá manter índices crescentes nas contratações temporárias para atender às demandas de final de ano. Ela destaca que a contratação é formal e possibilita a efetivação após o término de vigência do contrato.

“Historicamente há um aumento nas contratações temporárias no segundo semestre. Em Manaus, notamos que mesmo durante a pandemia o Polo Industrial de Manaus contratou mais do que as indústrias em outras regiões do país e efetivou todos os temporários. A previsão é que essa tendência seja mantida e que em média 23% dos colaboradores sejam efetivados”, informou.

Conforme a diretora, no segmento comercial, a estimativa é que novas vagas temporárias sejam criadas no subsetor de serviços pessoais integrado por hotéis, aviação, salão de beleza, clínicas médicas, entre outros.

“O avanço da vacinação e a liberação para o funcionamento do comércio deverá movimentar o setor, demandando mão-de-obra”, disse.

CDLM espera gerar mais de 6 mil vagas

Conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, somente no segundo semestre a previsão é que dez lojas de grande porte sejam inauguradas na cidade, além de outras empresas de menor porte. A estimativa é que esses empreendimentos gerem entre 2,5 mil a 3 mil empregos.

“Vislumbramos dois cenários: os empregos gerados pelas novas empresas que pretendem se instalar na cidade; e as vagas que serão abertas pelas lojas que estão em funcionamento, decorrente do aumento natural das vendas, pelo período de final de ano, o que deve girar em torno de 3 a 3,5 mil novas oportunidades. Totalizando, cerca de 6,5 mil vagas até o final do ano”, disse o presidente.

CDLM lançará sistema de empregabilidade

Assayag ainda informou que em até 45 dias o site da CDLM disponibilizará uma aba com um link para cadastro de curriculum, onde o candidato poderá registrar seus dados. Todas as empresas associadas terão acesso aos dados e poderão entrar em contato diretamente para a seleção.

“Contratamos uma empresa para inserir esse programa no site. Será um sistema de empregabilidade, onde todos os lojistas terão acesso ao banco de dados. O cadastro é livre para qualquer cidadão que tiver interesse”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Entenda os fatores que pressionam a inflação no Brasil e no mundo

Tensões geopolíticas internacionais e fatores internos, como problemas climáticos e incertezas políticas deste ano, puxarão os índices de preços pelo menos no 1º trimestre.

26 de janeiro de 2022

Seis delegados e 25 chefes da Receita Federal no AM entregaram os cargos

Entrega de cargos de delegados e chefes da Receita Federal no Amazonas torna mais burocrática e morosa a liberação de mercadorias nos terminais do Amazonas.

26 de janeiro de 2022

Grupo amazonense de supermercados reforça vendas pelo Whatsapp

Grupo DB de supermercados aposta em serviço de delivery pelo perfil do Whatsapp para manter regularidade das vendas em meio a alta de casos de Covid-19 em Manaus.

26 de janeiro de 2022

Prévia da inflação, IPCA-15 de janeiro fica em 0,58%, informa IBGE

Resultado foi puxado pela queda de 0,41% no grupo dos transportes, que foi influenciado pela diminuição nos preços da gasolina (-1,78%) e das passagens aéreas (-18,21%).

26 de janeiro de 2022

Setor de energia solar quer reverter taxação sancionada por Bolsonaro

Movimento Solar Livre tem um ano para mobilizar o setor de energia solar e reverter a taxação sancionada em janeiro aos usuários desse sistema de energia limpa.

26 de janeiro de 2022

BNDES anuncia ampliação de orçamento do Fundo Socioambiental

Orçamento passa a ser de R$ 150 milhões. Segundo o presidente Bolsonaro, os recursos têm foco em projetos voltados para educação, meio ambiente e geração de emprego e renda.

26 de janeiro de 2022

Indústria termoplástica chega ao PIM com investimentos de R$ 17 milhões

Norpolim Nordeste Polímeros Indústria e Comércio de Termoplástico Ltda pertence ao grupo Plasvan que é referência no setor de termoplásticos no país.

26 de janeiro de 2022

Trabalhador formal está há 3 anos sem ganho salarial real, diz pesquisa

Salariômetro da Fipe confirma que o salário dos trabalhadores formais encerrou pelo terceiro ano (2021) consecutivo com reajustes abaixo da inflação medida pelo INPC.

26 de janeiro de 2022