fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Arquitetura de alto padrão ganha força e atrai novos consumidores

Os projetos arquitetônicos de alto padrão, que já eram demandados pelo público de maior poder aquisitivo, passaram a ser mais requisitados por clientes de perfis diversos.

11 de abril de 2022

Compartilhe

Arquitetura ganha força com demanda de novos consumidores (Foto: Reprodução)

O setor de arquitetura ganhou força durante a pandemia, com maior demanda pelos projetos arquitetônicos de alto padrão técnico e sustentáveis. A busca por ambientes que valorizam conforto, uso de cores, paisagismo e produtos inovadores, tudo com auxílio profissional, deixou de ser uma característica de clientes considerados de alto padrão e ganhou amplitude com adesão das diversas camadas sociais.

A vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), Cristiane Sotto Mayor, afirma que os projetos arquitetônicos de alto padrão, que já eram demandados antes mesmo da pandemia pelo público de maior poder aquisitivo, passaram a ser mais requisitados por clientes de perfis diversos.

Segundo a arquiteta urbanista, o aquecimento do mercado gerou, consequentemente, a diversificação na oferta de produtos que ela cita como inovadores.

“A busca por projetos de alto padrão já nos era conhecida, o que nos surpreende atualmente, é a busca pelos projetos de arquitetura impecáveis em diferentes camadas sociais. Das  incorporadoras ao cliente final, dos empreendimentos de alto padrão aos econômicos, todos estão sendo desenvolvidos com alto padrão técnico, projetos sustentáveis e portanto com uso de materiais de alta tecnologia, inclusive em seus sistemas construtivos”, relatou.

Valorização do ambiente residencial

Cristiane explica que a necessidade de isolamento social gerou valorização do ambiente de moradia, que a partir de reformulações ganhou características próximas ao perfil do consumidor e da família que reside no local. Segundo ela, as mudanças vieram para ficar.

“A casa deixou de ser apenas o dormitório e passou a refletir inclusive o humor e energia do lugar. Hoje muito mais se pensa no aconchego e conforto, no uso de cores, em paisagismo, áreas de contemplação e áreas de pleno lazer como as varandas gourmetizadas. A área que também não pode faltar é o home office”.

Para a arquiteta urbanista, um projeto arquitetônico de alto padrão é o que agrega conhecimento técnico e tecnologia, resultando em um ambiente que proporciona experiência de conhecimento, ousadia e arte. Cristiane não citou valores médios em relação aos custos de projetos arquitetônicos.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Para economistas, ICMS em 17% terá pouco impacto na redução de preços

Economistas acreditam que projeto que estipula teto de 17% na cobrança de ICMS não resultará em redução expressiva no preço do combustível, com queda de até 5% nos preços.

26 de maio de 2022

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022