Os projetos arquitetônicos de alto padrão, que já eram demandados pelo público de maior poder aquisitivo, passaram a ser mais requisitados por clientes de perfis diversos.
Arquitetura ganha força com demanda de novos consumidores (Foto: Reprodução)
O setor de arquitetura ganhou força durante a pandemia, com maior demanda pelos projetos arquitetônicos de alto padrão técnico e sustentáveis. A busca por ambientes que valorizam conforto, uso de cores, paisagismo e produtos inovadores, tudo com auxílio profissional, deixou de ser uma característica de clientes considerados de alto padrão e ganhou amplitude com adesão das diversas camadas sociais.
A vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), Cristiane Sotto Mayor, afirma que os projetos arquitetônicos de alto padrão, que já eram demandados antes mesmo da pandemia pelo público de maior poder aquisitivo, passaram a ser mais requisitados por clientes de perfis diversos.
Segundo a arquiteta urbanista, o aquecimento do mercado gerou, consequentemente, a diversificação na oferta de produtos que ela cita como inovadores.
“A busca por projetos de alto padrão já nos era conhecida, o que nos surpreende atualmente, é a busca pelos projetos de arquitetura impecáveis em diferentes camadas sociais. Das incorporadoras ao cliente final, dos empreendimentos de alto padrão aos econômicos, todos estão sendo desenvolvidos com alto padrão técnico, projetos sustentáveis e portanto com uso de materiais de alta tecnologia, inclusive em seus sistemas construtivos”, relatou.
Cristiane explica que a necessidade de isolamento social gerou valorização do ambiente de moradia, que a partir de reformulações ganhou características próximas ao perfil do consumidor e da família que reside no local. Segundo ela, as mudanças vieram para ficar.
“A casa deixou de ser apenas o dormitório e passou a refletir inclusive o humor e energia do lugar. Hoje muito mais se pensa no aconchego e conforto, no uso de cores, em paisagismo, áreas de contemplação e áreas de pleno lazer como as varandas gourmetizadas. A área que também não pode faltar é o home office”.
Para a arquiteta urbanista, um projeto arquitetônico de alto padrão é o que agrega conhecimento técnico e tecnologia, resultando em um ambiente que proporciona experiência de conhecimento, ousadia e arte. Cristiane não citou valores médios em relação aos custos de projetos arquitetônicos.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: