fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Após casos de rabdomiólise, restaurantes registram queda na venda de peixes

População teme contaminação, apesar de não haver confirmação por parte das autoridades sanitárias do estado de que o consumo de peixe cause a doença.

1 de setembro de 2021

Compartilhe

Restaurantes registram queda na venda de peixes na cidade. (Foto: Reprodução)

Restaurantes registram queda no consumo de peixes na capital em decorrência dos casos de rabdomiólise, no estado. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM), a redução na demanda, consequentemente, gera diminuição no volume de compra do alimento nas feiras.

O presidente da Abrasel-AM, Fábio Cunha, relata que as divulgações quanto ao aumento no número de ocorrências da infecção têm espantado o consumidor, apesar de não haver qualquer informação oficial por parte das autoridades sanitárias do estado de que o consumo de peixe seja o causador da doença.

“A propagação das notícias em relação a essa doença tem ocorrido de forma leviana. As pessoas estão assustadas e deixam de consumir peixe. Não há como estimar números, mas o consumo de peixes reduziu. As autoridades precisam orientar a população sobre essa infecção de melhor forma e esclarecer se são ocorrências isoladas ou se é uma pandemia”.

Segundo o proprietário do restaurante Estória de Pescador, Milton Rôla, na segunda (30) e na terça-feira (31) desta semana, o estabelecimento registrou queda de 50% nas vendas do alimento. Ele conta que o público está dividido, uma parte segue consumindo os peixes e outra opta por outros alimentos.

“Notamos essa queda na procura com mais força nos últimos dias. As pessoas estão fugindo do peixe. Caso a demanda siga em baixa na próxima semana teremos que reduzir o volume de compra. É uma situação preocupante. Amigos proprietários de outras peixarias também relatam esse cenário e isso acontece no início da temporada de peixes”, disse o chef.

“As autoridades precisam tomar providências porque muitos trabalhadores que trazem os peixes para a cidade terão prejuízos. É preciso esclarecer essa situação para não se tornar algo ainda mais sério”, reivindicou.

O sócio-proprietário do restaurante Mercato Brazil, Rodrigo Zamperlini, disse que as pessoas mostram insegurança sobre o consumo de peixes.

“Percebemos que a população está insegura, pergunta sobre a procedência do peixe, de que local veio, se o fornecedor garante a segurança. É uma preocupação explícita que reflete no consumo”, avaliou.

Prefeitura de Silves proibiu consumo de peixes

A prefeitura de Silves divulgou na terça-feira (30) que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) juntamente com os departamentos de Vigilância Sanitária e Saúde proibiram a comercialização das espécies de tambaqui, pirapitinga e pacu, dentro do município.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Indicações Geográficas são conhecidas por 60% dos pequenos varejistas

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma Indicação Geográfica gostariam de vender produtos típicos regionais

22 de setembro de 2021

Produção agrícola em 2020 bate novo recorde e atinge R$ 470,5 bilhões

Produção agrícola nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas chegou, no ano passado, a 255,4 milhões de toneladas, 5% maior que a de 2019, segundo dados do IBGE.

22 de setembro de 2021

Proposta do autoatendimento em postos tramitará em urgência no dia 26

A MP recebeu proposta de 73 emendas ao texto-base, dentre elas, a que propõe a implantação de bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis.

22 de setembro de 2021

Argentina vai permitir a entrada de brasileiros vacinados

Para ingressar no país será necessário comprovar o esquema de vacinação contra Covid-19 completo há ao menos 14 dias, e ter testado negativo para a doença antes do ingresso.

21 de setembro de 2021

Produção nacional de aço tem aumento de 2,92% em agosto, diz Instituto

Com este aumento, os níveis de produção do aço no país seguem elevados, acima de 8 milhões de toneladas por mês durante todo o ano de 2021, com exceção do mês de março.

21 de setembro de 2021

Manaus Previdência lança edital para concurso; salários chegam a R$ 12,4 mil

A vigência do concurso será de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, sendo prorrogável por mais dois anos.

21 de setembro de 2021

Bioeconomia é oportunidade para aperfeiçoar atividades públicas e privadas

Com ajuda do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), representantes dos setores público e privado veem na bioeconomia amazônica, potencial para avançar em suas atividades.

21 de setembro de 2021

Fab Lab cria projetos de fomento à inserção feminina na tecnologia

Nos cursos, ofertados pela instituição, as mulheres têm acesso a conteúdos como: robótica, realidade virtual, modelagem 2D e 3D, eletrônica, marcenaria, IOT, entre outros.

21 de setembro de 2021