fbpx

domingo, 29 de maio de 2022

Amazonprev orienta aposentados e pensionistas a emitirem a cédula C

Amazonprev liberou emissão da cédula C para aposentados e pensionistas, documento que resume de todos os rendimentos recebidos e do Imposto de Renda (IR) retido em 2021.

5 de março de 2022

Compartilhe

O prazo para Declaração de dados para a Receita se encera em abril (Foto: Divulgação/Amazonprev)

Aposentados e pensionistas da Fundação Amazonprev já podem fazer a emissão para consulta da Cédula C. O documento é um resumo de todos os rendimentos recebidos e do Imposto de Renda (IR) retido durante o ano de 2021, sendo obrigatório para que se consiga declarar o tributo. O prazo para a entrega da declaração à base de dados da Receita Federal começa na próxima segunda-feira (7) e se encerra em 29 de abril. Fica passivo de multa o cidadão que não quitar a obrigação.  

A emissão da Cédula-C deve ser feita diretamente pelo site da Amazonprev. O processo é simples e pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo próprio aparelho celular, por meio de acesso à internet. “Essa disponibilidade garante aos nossos aposentados e pensionistas maior comodidade, uma vez que desburocratiza a emissão do documento. Evita a necessidade de deslocamentos até a sede da instituição e facilita principalmente para nossos beneficiários que moram no interior do Estado”, reforça adiretora-presidente da Fundação Amazonprev, Andreza Souza.

O passo a passo para emissão da Cédula-C é simples. Primeiro, o beneficiário deve acessar o site da instituição e clicar em “Portal do Segurado” e fazer o login informando o número do CPF e a senha. Caso ainda não tenha cadastro é preciso preencher o formulário localizado à direita da tela, criar uma senha e informar o seu e-mail. Em seguida, acessar o endereço eletrônico para confirmar o cadastro.

Após a confirmação por e-mail, é possível acessar o Portal, com CPF e a senha cadastrada, para consultar a Cédula C. Clique no campo indicado, selecione o ano do exercício desejado, no caso 2021, e informe número de matrícula; o documento será exibido em formato PDF e estará pronto para impressão ou download. Além da Cédula-C, o usuário do Portal do Segurado pode acessar outros documentos sobre sua situação previdenciária.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Saiba avaliar os custos envolvidos na compra da casa própria

Os gastos com a casa própria vão além do financiamento e precisam constar do planejamento, incluindo os gastos fixos mensais com água, luz, gás e internet.

28 de maio de 2022

Em Manaus, empresa oferta vagas de emprego na área da Segurança

A empresa não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico e a candidatura é feita somente online, por meio de um perfil na rede social LinkedIn.

28 de maio de 2022

Fapeam inscreve propostas de CT&I em editais de R$ 25 milhões

Sete editais da Fapeam buscam o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas do Estado com incremento da Ciência, Tecnologia e Inovação e recursos que somam R$ 25 milhões.

27 de maio de 2022

Programa Manaus + Agro contempla 70 produtores no ramal do Brasileirinho

Produtores rurais da região receberam alevinos, sementes e kits de agricultura familiar. Além disso, foram entregues 10 toneladas de ração para avicultores e piscicultores.

27 de maio de 2022

Ipea: Uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

Maioria dos trabalhadores que poderiam exercer atividades remotas é mulher (58,3%); branca (60%); com nível superior completo (62,6%); e tem idade entre 20 e 49 anos (71,8%).

27 de maio de 2022

Fundador do Grupo Digitron, Sung Un Song é o Industrial do Ano 2022

Título será concedido nesta sexta pela Fieam. Também serão homenageados os industriais Irani Bertolini e Gilberto Novaes e a empresa maior exportadora de 2021, a Recofarma.

27 de maio de 2022

Havan inaugura primeira megaloja em Manaus no dia 25 de junho

Nova Havan estará em anexo ao Shopping Manaus Via Norte. De acordo com a rede varejista, serão geradas 150 novas vagas de emprego diretos e cerca de 650 indiretos na capital.

27 de maio de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022