fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

AM registra menor número de extinção de empresas dos últimos 7 meses

Ao todo foram encerradas as atividades de 222 empreendimentos em outubro — 26,7% a menos do que o registrado no mês de julho deste ano — que obteve 303 extinções de empresas.

3 de novembro de 2021

Compartilhe

Foram encerradas as atividades de 222 empreendimentos em outubro (Foto: Reprodução)

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de outubro de 2021, o menor número de extinções de empresas no estado nos últimos sete meses, segundo informações do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério da Economia. Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a modalidade de serviços continua tendo o maior número de novos empreendimentos.

Ao todo foram encerradas as atividades de 222 empreendimentos em outubro — 26,7% a menos do que o registrado no mês de julho deste ano — que obteve 303 extinções de empresas, o maior número de encerramentos de negócios registrados no ano de 2021, pelo SRM.

Segundo a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, ao longo do ano, os números de arquivamentos tanto de constituições quanto de extinções têm se mantido equilibrado. “Nós observamos que a diferença entre um mês e outro no último quadrimestre foi pequena, nas constituições e, também, nas extinções de empresas, o que acreditamos ser o resultado da atual situação da economia em que vivemos”, afirmou.

Conforme os dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no mês de outubro, no Amazonas, foram 318 novas empresas no segmento de serviços, 201 em comércio, e 21 em indústria.

Entre os tipos empresariais mais registrados no estado em outubro, em primeiro lugar ficou a natureza jurídica de Sociedade Empresarial Limitada, com 292 novos empreendimentos, seguida do tipo jurídico de Empresário Individual, com 246.

A capital amazonense segue líder entre as cidades do estado com o maior número de constituições, totalizando em outubro 414 registros de novas empresas. Seguida dos municípios de Humaitá com 17; Manacapuru com 13; Itacoatiara com 9; e Parintins com 7 novos empreendimentos.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021

Férias e 13º: proteção e lucro para o dinheiro extra que está chegando

Entrevistado na TV RealTime1, o consultor econômico Igor Queiroz lembrou que é importante definir o prazo que o dinheiro poderá ficar investido antes de escolher seu destino.

30 de novembro de 2021