domingo, 14 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

AM registra menor número de extinção de empresas dos últimos 7 meses

Ao todo foram encerradas as atividades de 222 empreendimentos em outubro — 26,7% a menos do que o registrado no mês de julho deste ano — que obteve 303 extinções de empresas.
COMPARTILHE
empresas

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de outubro de 2021, o menor número de extinções de empresas no estado nos últimos sete meses, segundo informações do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério da Economia. Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a modalidade de serviços continua tendo o maior número de novos empreendimentos.

Ao todo foram encerradas as atividades de 222 empreendimentos em outubro — 26,7% a menos do que o registrado no mês de julho deste ano — que obteve 303 extinções de empresas, o maior número de encerramentos de negócios registrados no ano de 2021, pelo SRM.

Segundo a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, ao longo do ano, os números de arquivamentos tanto de constituições quanto de extinções têm se mantido equilibrado. “Nós observamos que a diferença entre um mês e outro no último quadrimestre foi pequena, nas constituições e, também, nas extinções de empresas, o que acreditamos ser o resultado da atual situação da economia em que vivemos”, afirmou.

Conforme os dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no mês de outubro, no Amazonas, foram 318 novas empresas no segmento de serviços, 201 em comércio, e 21 em indústria.

Entre os tipos empresariais mais registrados no estado em outubro, em primeiro lugar ficou a natureza jurídica de Sociedade Empresarial Limitada, com 292 novos empreendimentos, seguida do tipo jurídico de Empresário Individual, com 246.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

A capital amazonense segue líder entre as cidades do estado com o maior número de constituições, totalizando em outubro 414 registros de novas empresas. Seguida dos municípios de Humaitá com 17; Manacapuru com 13; Itacoatiara com 9; e Parintins com 7 novos empreendimentos.

Leia mais:

COMPARTILHE