fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Alta dos juros pode ‘interromper’ vendas do setor automotivo de luxo

Sindicato prevê que alta das taxas de juros para financiamentos de veículos poderão alterar o cenário de vendas do segmento premium ao longo de 2022.

8 de abril de 2022

Compartilhe

Alta dos juros pode 'interromper' vendas do setor automotivo de luxo (Foto: Reprodução)

A alta das taxas de juros para financiamentos de veículos pode alterar o cenário positivo de vendas do segmento premium ao longo de 2022. Segundo o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Amazonas (Sincodiv-AM) o mercado automotivo de alto padrão manteve crescimento nos dois últimos anos, em relação a 2018 e 2019, sendo favorecido pelo cenário econômico, na época, propício aos financiamentos.

O presidente do Sincodiv-AM, João dos Santos Braga Neto, afirma que o setor automotivo de alto padrão registra crescimento expressivo, com melhores índices registrados nos dois últimos anos, durante a pandemia da Covid-19. Porém, ele ressalta que a escalada na taxa de juros, que em março deste ano subiu de 10,75% para 11,75% ao ano, tende a refletir em queda na demanda por bens duráveis.

A taxa está no maior nível desde abril de 2017, quando estava em 12,25% ao ano. Esse foi o nono reajuste consecutivo na taxa Selic em 2022.

“O mercado de bens duráveis, dos quais o mercado de luxo faz parte, depende muito do financiamento, das melhores taxas de juros. Se o cliente tem crédito, o mercado anda, mas se não tem, o mercado para. Os juros estão elevados e isso deverá frear o mercado até o final do ano. mesmo assim esperamos fechar o ano dentro das previsões do mercado automotivo”, disse o empresário.

Oferta e demanda no setor de luxo

De acordo com o presidente, da mesma forma que nos demais segmentos automotivos, o setor premium tem oferta menor do que a demanda em decorrência da redução no volume de produção reduzido por parte das montadoras que foram inicialmente afetadas pela pandemia, seguida da falta de insumos e ainda, pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia, com a interrupção em produções fabris.

“Só conseguiremos ter uma visualização real do mercado a partir do segundo semestre. Tivemos as expectativas de melhoras para o segundo trimestre, frustradas. Está tudo muito imprevisível em função da guerra entre Rússia e Ucrânia”, comentou Neto.

Segundo o presidente, é considerado um carro de luxo um automóvel com preço a partir de R$180 mil.

Vendas cresceram 20% na pandemia

O diretor de operação da concessionária Braga Motors BMW, Fabrício Venâncio Vale, relata que nos anos de 2020 e 2021 as vendas dos veículos de alto padrão representaram crescimento de 20% em comparação aos anos de 2018 e 2019. A concessionária comercializa os modelos BMW 320i e X1.

“O mercado premium está em pleno crescimento. A maior demanda durante a pandemia ocorreu principalmente devido à impossibilidade de programação de viagens. Então as pessoas decidiram investir os recursos na aquisição de bens duráveis. Também tivemos e temos alta demanda por veículos híbridos e elétricos”, informou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

STF valida Lei do AM que iguala salários de escrevente com o de analista

Para o STF, a lei amazonense não promoveu a transposição de servidores ou o provimento de cargos sem concurso público, apenas deu isonomia para categoria em extinção.

21 de maio de 2022

MPAM pede anulação de prova do concurso da Sefaz para Auditor

O Ministério Público identificou que prova tinha questões que fugiram ao que estava previsto no edital e pediu pela suspensão do exame para a categoria.

21 de maio de 2022

Faturamento do varejo cresce 3,5% em relação ao período pré-pandemia

Para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, a abertura de novos empregos na capital impulsionou os resultados, contribuindo para a recuperação do segmento.

21 de maio de 2022

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022