fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Agronegócio sustentável brasileiro em busca de mais apoio na Escócia

Ao ser a 'voz do agronegócio brasileiro' na COP26, Muni Lourenço diz que também há uma expectativa muito grande para a chegada de novos investimentos para o país.

9 de novembro de 2021

Compartilhe

Muni garante que agropecuária e sustentabilidade caminham juntas no Brasil (Foto: Reprodução)

Em Glasgow, na Escócia, a missão do vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço, na COP26 é mostrar que, no Brasil, produção de alimentos e sustentabilidade caminham de mãos dadas. Ele comentou o assunto com a TV RealTime1 nesta terça-feira (9).

Segundo ele, que também atua como presidente da Federação Amazonense de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea/Senar), é importante mostrar este alinhamento entre produção e sustentabilidade para que “o mundo reconheça e valorize esse esforço brasileiro”.

“Nós consideramos que a COP26 é uma oportunidade ímpar para que o Brasil e agropecuária brasileira possa mostrar pro mundo o esforço que os produtores fazem para trilhar o caminho da sustentabilidade”, ressalta Muni Lourenço.

Muni revela ainda que o Brasil vem se destacando em nível mundial na questão da segurança alimentar. Segundo o vice-presidente da CNA, o país produz cinco vezes mais do que é consumido pela população brasileira. Ele explica que isso faz com que a ONU deposite no Brasil uma expectativa muito grande de saciar a demanda por comida no mundo.

Muni diz também que há uma expectativa muito grande, principalmente com a entrada dos Estados Unidos nas negociações da Conferência, para os assuntos relacionados ao mercado de carbono e aos aportes financeiros dos países desenvolvidos aos que estão em desenvolvimento, como o Brasil.

“Vai ser importante para que possamos acelerar a sustentabilidade em todas as atividades produtivas”, destaca Muni, descartando que haja algum choque ou polarização entre os modos de produção.

“Temos um território amplo e que nos permite todas as nuances em perfeita harmonia e sintonia, desde à agricultura familiar. A expectativa da pequena produção é sempre se harmonizar e ganhar escala. Não há choque, polarização ou indisposição”, concluiu.

Os compromissos já firmados pelo Brasil na COP, a ausência de Bolsonaro na Conferência e outros temas podem ser vistos abaixo, na entrevista completa de Muni ao RealTime1:

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021

Férias e 13º: proteção e lucro para o dinheiro extra que está chegando

Entrevistado na TV RealTime1, o consultor econômico Igor Queiroz lembrou que é importante definir o prazo que o dinheiro poderá ficar investido antes de escolher seu destino.

30 de novembro de 2021