Titular da Semtepi, Radyr Júnior, falou sobre as parcerias entre a Prefeitura e a Suframa para o desenvolvimento do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Entrevista faz parte da série especial em alusão aos 55 anos da Zona Franca (Foto: Reprodução)
Dando continuidade à série de entrevistas que a TV RealTime1 faz em alusão aos 55 anos de criação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior, falou sobre as parcerias firmadas entre o Executivo Municipal e a autarquia.
Entre as iniciativas, o titular da pasta destaca a criação do Forúm Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), que está vinculado à Semtepi. Para Radyr, o grupo, criado nos primeiros meses de gestão do prefeito David Almeida, representa a primeira iniciativa do poder público municipal da capital do Amazonas para as discussões que envolvem a Zona Franca de Manaus.
‘Historicamente, a prefeitura de Manaus sempre esteve de costas para a Zona Franca. Nunca se debateu, nunca se entrou no debate a fim de proteger a Zona Franca, mas também, para compartilhar todas as boas práticas que lá dentro tem”, defende Radyr.
Além disso, o secretário também falou sobre o grande potencial que a capital do amazonas possui para o desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), ancorado principalmente nos incentivos fiscais do setor, garantidos pela Lei de Informática, e pela exploração sustentável dos recursos naturais. Segundo ele, uma das iniciativas da Prefeitura que podem contribuir com PD&I em Manaus é a criação do Distrito de Inovação.
“Criamos o Distrito de Inovação, paralelamente ao Distrito Industrial, para tentar fazer com que esse ecossistema se fortaleça. A Semtepi vem trabalhando junto à Suframa para fortalecer esse ecossistema de inovação, se aproveitando também dessas verbas de pesquisa e desenvolvimento que há na nossa cidade de Manaus”.
Ele revelou ainda a intenção do prefeito David Almeida tem em criar o Instituto Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa para acessar parte dos recursos destinados a PD&I e fazer com que a o poder público municipal tenha um certo protagonismo com relação à aplicação das verbas.
Entre outos projetos de destaque desenvolvidos em conjunto pelos dois órgãos estão a recuperação das vias do Distrito Industrial, a criação do Museu da Indústria além de programas para qualificação profissional, empreendedorismo rural e o Programa Mais Distrito Industrial.
Confira a entrevista na íntegra:
Texto: Lucas Raposo
Leia mais: