fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

55 anos da Suframa: ‘Precisamos explorar recursos naturais de forma inteligente’

Titular da Semtepi, Radyr Júnior, falou sobre as parcerias entre a Prefeitura e a Suframa para o desenvolvimento do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

10 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Entrevista faz parte da série especial em alusão aos 55 anos da Zona Franca (Foto: Reprodução)

Dando continuidade à série de entrevistas que a TV RealTime1 faz em alusão aos 55 anos de criação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior, falou sobre as parcerias firmadas entre o Executivo Municipal e a autarquia.

Entre as iniciativas, o titular da pasta destaca a criação do Forúm Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), que está vinculado à Semtepi. Para Radyr, o grupo, criado nos primeiros meses de gestão do prefeito David Almeida, representa a primeira iniciativa do poder público municipal da capital do Amazonas para as discussões que envolvem a Zona Franca de Manaus.

‘Historicamente, a prefeitura de Manaus sempre esteve de costas para a Zona Franca. Nunca se debateu, nunca se entrou no debate a fim de proteger a Zona Franca, mas também, para compartilhar todas as boas práticas que lá dentro tem”, defende Radyr.

Além disso, o secretário também falou sobre o grande potencial que a capital do amazonas possui para o desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), ancorado principalmente nos incentivos fiscais do setor, garantidos pela Lei de Informática, e pela exploração sustentável dos recursos naturais. Segundo ele, uma das iniciativas da Prefeitura que podem contribuir com PD&I em Manaus é a criação do Distrito de Inovação.

“Criamos o Distrito de Inovação, paralelamente ao Distrito Industrial, para tentar fazer com que esse ecossistema se fortaleça. A Semtepi vem trabalhando junto à Suframa para fortalecer esse ecossistema de inovação, se aproveitando também dessas verbas de pesquisa e desenvolvimento que há na nossa cidade de Manaus”.

Ele revelou ainda a intenção do prefeito David Almeida tem em criar o Instituto Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa para acessar parte dos recursos destinados a PD&I e fazer com que a o poder público municipal tenha um certo protagonismo com relação à aplicação das verbas.

Entre outos projetos de destaque desenvolvidos em conjunto pelos dois órgãos estão a recuperação das vias do Distrito Industrial, a criação do Museu da Indústria além de programas para qualificação profissional, empreendedorismo rural e o Programa Mais Distrito Industrial.

Confira a entrevista na íntegra:

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Para economistas, ICMS em 17% terá pouco impacto na redução de preços

Economistas acreditam que projeto que estipula teto de 17% na cobrança de ICMS não resultará em redução expressiva no preço do combustível, com queda de até 5% nos preços.

26 de maio de 2022

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022