fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

RealTime1 comemora um ano discutindo a comunicação na era digital

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

28 de maio de 2021

Compartilhe

Completando um ano de funcionamento no mês de junho, e com quase dois milhões de acessos, o RealTime1 comemora o aniversário com a realização do webnário “RealTime 1+1 – INFORMAÇÃO E SOCIEDADE – Os caminhos e descaminhos da comunicação na era digital”. Serão quatro eventos realizados todas as terças-feiras do mês de junho, às 15h (horário de Manaus). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente no link http://bit.ly/WebinarioRealTime1. Estudantes inscritos que participarem dos quatro dias do webnário receberão certificado valendo horas complementares.

___

OPINIÃO X INFORMAÇÃO X FAKE NEWS

No dia 8 de junho, o jornalista Caio Túlio Costa, primeiro ombudsman da imprensa brasileira, criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL, vai discutir o tema “OPINIÃO X INFORMAÇÃO | A produção de conteúdo e o jornalismo profissional”. No dia 15 de junho, é a vez da jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal “O Estado de S. Paulo” e comentarista da Globonews, que discorrerá sobre o tema “POLÍTICA X FAKE NEWS | O desafio da cobertura jornalística”.

___

FACT-CHECKING X MENTIRAS X DESINFORMAÇÃO

A jornalista Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa, primeira agência de checagem de notícias (fact-checking) do Brasil, vai desenvolver o tema “FACT-CHECKING | As consequências da desinformação para a democracia”, no dia 22 de junho. O evento de encerramento do webnário será uma mesa virtual, no dia 29 de junho, para debater o tema “JORNALISMO, MENTIRAS E DESINFORMAÇÃO | A manipulação da informação na produção de conteúdo”, com as participações já confirmadas do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis, e do sociólogo Marcelo Seráfico.

___

MOVIMENTAÇÃO ESTRANHA

A última edição publicada do Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), datada do dia 26 de maio, traz uma movimentação no mínimo estranha. Sete páginas trazem exonerações e nomeações de cargos comissionados, em um número incomum de troca de servidores. A pergunta que fica no ar é: qual seria o motivo de uma renovação tão grande nos quadros do Poder Legislativo Estadual?

___

MANIFESTAÇÃO COM PRECAUÇÃO

As manifestações de rua do movimento #ForaBolsonaro!, marcadas para este sábado (29) em todo o País, têm provocado receio e críticas por serem presenciais no momento em que se fala na iminência de uma “terceira onda” de Covid-19 no País. Diante disso, e para se diferenciar da postura negacionista dos protestos pró-Bolsonaro, foi criado um “Guia de cuidados nas manifestações em tempos de pandemia”. As recomendações incluem não ir caso a pessoa seja do grupo do risco ou tenha algum sintoma, usar máscara o tempo todo (PFF2, de preferência), levando pelo menos uma de reserva e, se possível, mais uma para oferecer a alguém, guardar distância mínima de 1,5 metro dos outros e não esquecer o álcool gel. Em Manaus, a concentração está marcada para as 15h, na Praça da Saudade.

____

MAIS PROTESTO

A Comissão dos Aprovados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) também está programando uma manifestação para a próxima segunda-feira (31), entre as 10h30 e 12h, na frente do órgão contra os 78 novos cargos comissionados criados e contratação de 51 terceirizados pelo TJAM. De acordo com os organizadores do evento, a criação dos cargos é ilegal segundo a Lei Federal da Pandemia (Lei Complementar nº 173/2020) e, portanto, é alvo de investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

___

PRIORIDADE NA VACINA

A nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (28), autorizando as prefeituras a vacinarem todas as pessoas acima de 18 anos, abre espaço para que as categorias que vêm pleiteando prioridade na vacinação tenham sua reivindicação atendida. É que as prefeituras terão de elaborar um cronograma de vacinação por faixa etária, que pode incluir prioridade para algumas categorias profissionais que são consideradas de risco pela exposição por dever de ofício. Jornalistas são uma dessas categorias, por exemplo.

___

VERÃO AMAZÔNICO

Em reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o senador Eduardo Braga (MDB)alertou sobre a urgência na realização de obras no Amazonas por conta do curto período do verão amazônico deste ano. O senador amazônida explicou ao ministro carioca que os rios continuam a se elevar e que, portanto, a vazante deve demorar um pouco mais em relação a anos anteriores. Com isso, o tempo para a realização de obras e intervenções será menor, pois as chuvas logo vão se apresentar no último trimestre de 2021 e se estenderão ao longo do próximo ano. Obras como o asfaltamento da BR-319, portanto, deveriam ser realizadas com urgência.

___

‘EMPRESÁRIO AMIGO DO ESPORTE’

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) enviou ao Governo do Estado um anteprojeto de lei para incentivar investimentos, patrocínios e doações no apoio direto a projetos desportivos e paradesportivos com a criação do prêmio “Empresário Amigo do Esporte” no Amazonas. A ideia é reconhecer e estimular os apoiadores que mais contribuíram para o crescimento e fortalecimento do desporto por meio da Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006 (Lei de Incentivo ao Esporte – LIE).

Leia mais sobre Política

‘Isso é fake news’, diz Marcus Barros sobre candidatura ao Senado

Indicado por veículos de imprensa como provável candidato ao Senado pelo PT, Marcus Barros afirma que nunca recebeu convite e que não o aceitaria.

28 de julho de 2021

Recado antidemocrático de Braga Netto era para STF e não para Lira

Na semana passada, a manchete do Estadão mostrou um recado do ministro da Defesa, general Braga Netto, condicionando às eleições a aprovação do voto impresso.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, AM destaca investimentos e avanços no setor rural

O Idam, neste dia, ressaltou o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

28 de julho de 2021

David pede que CMM revogue lei que ‘apaga’ memória de Nestor

Secretaria de Comunicação do município confirmou que o prefeito vai encaminhar um projeto pedindo para revogar a lei que trocou o nome de praça que homenageia líder negro.

28 de julho de 2021

Polêmico ‘PL da Grilagem’ é desafio pós-recesso para Bosco Saraiva

O projeto de Lei nº 2633 tramita desde 2019 na Câmara dos Deputados, mas enfrenta crítica dentro e fora do mundo político por facilitar a grilagem de terras.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, Governo Federal usa imagem de caçador para homenagem

A imagem escolhida para publicação do Dia do Agricultor nas redes sociais da @SecomVC, do Governo Federal, recebeu um enxurrada de críticas e foi considerada um 'absurdo'.

28 de julho de 2021

Bolsonaro oficializa mudanças no ministério com Centrão na Casa Civil

Com Ciro Nogueira na Casa Civil, presidente devolve o Centrão à cozinha do Palácio do Planalto, com poder para liberar verbas públicas e fazer nomeações.

28 de julho de 2021

Parecer da Câmara indica que Bolsonaro mentiu sobre teto mínimo do Fundão

O parecer foi solicitado pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e é assinado pelo consultor da Câmara com base em duas leis sobre o assunto.

28 de julho de 2021