A informação foi repassada pelo prefeito David Almeida. Na cidade, serão montados quatro pontos estratégicos e exclusivos para imunizar o público de 5 a 11 anos.
Amazonas ainda não recebeu as doses pediátricas (Foto: Reprodução)
Na manhã desta sexta-feira (14), o prefeito David Almeida (Avante) anunciou que a vacinação contra a Covid-19, nas crianças com idades entre 5 e 11 anos, vai iniciar na segunda-feira (17) em Manaus.
Ainda no decorrer desta semana, a Prefeitura já havia informado que haverá quatro pontos estratégicos e exclusivos para a imunização do público infantil. No entanto, estes locais ainda não foram divulgados.
A imunização, segundo o Ministério da Saúde, deve iniciar em crianças indígenas e quilombolas. E seguida, as crianças com deficiência permanente ou comorbidades e as que vivem em lar com pessoas que apresentem alto risco para evolução grave da Covid-19.
A partir de então, a vacina passará a ser aplicada nas crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade, seguindo a ordem de 10 e 11 anos, 8 e 9 anos, 6 e 7 anos e, por fim, o público de 5 anos.
Em São Paulo, um indígena de 8 anos foi a primeira criança a receber dose de vacina infantil contra Covid-19.
Como anunciado, apenas o imunizante da Pfizer está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as crianças com idade entre 5 e 11 anos, devendo ser aplicadas seguindo fielmente as recomedações do órgão.
Além disso, como foi feita na operacionalização dos adolescentes, os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando concordância com a vacinação.
O Ministério da Saúde recomenda ainda que os pais consultem um médico antes da vacinação para que verifiquem se há alguma contraindicação.
O intervalo entre as doses para este público será de oito semanas (dois meses).
Da Redação, com informações do repórter Jefferson Ramos
Leia Mais: