fbpx

sexta, 12 de agosto de 2022

Mais de 560 mil crianças aguardam vacinação contra Covid no Amazonas

São 566.227 crianças aptas para receberem a dose do imunizante da Pfizer em todo AM. Expectativa é de que o lote chegue 14 de janeiro para distribuição entre municípios.

6 de janeiro de 2022

Compartilhe

A Pfizer é a única vacina autorizada para o público infantil (Foto: Reprodução)

Em todo o Amazonas, segundo dados do Ministério da Saúde, 566.227 crianças estão aptas para receber a vacinação contra a Covid-19 e, a partir de agora, estão na dependência do envio do imunizante Pfizer pelo Governo Federal aos estados brasileiros.

Na região Norte, o Amazonas é o segundo estado que mais vai receber doses pediátricas, perdendo apenas para o Pará que tem mais de um milhão de crianças aptas à imunização.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que é previsto que o MS repasse as doses do imunizante aos estados no dia 14 de janeiro, caso o lote com as vacinas pediátricas chegue ao Brasil no dia anterior.

“Após o recebimento, a Semsa, que coordena a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, definirá a estratégia para atender esse público, considerando as quantidades de doses por remessa”, diz a secretaria na nota.

No entanto, já há um documento apresentado pelo Ministério da Saúde que, além de recomendações aos pais, elenca a ordem de prioridade da vacinação para este público.

A imunização deve iniciar em crianças indígenas e quilombolas. E seguida, as crianças com deficiência permanente ou comorbidades e as que vivem em lar com pessoas que apresentem alto risco para evolução grave da Covid-19.

A partir de então, a vacina passará a ser aplicada nas crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade, seguindo a ordem de 10 e 11 anos, 8 e 9 anos, 6 e 7 anos e, por fim, o público de 5 anos.

Recomendações aos pais

Como anunciado, apenas o imunizante da Pfizer está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as crianças com idade entre 5 e 11 anos, devendo ser aplicadas seguindo fielmente as recomedações do órgão.

Além disso, como foi feita na operacionalização dos adolescentes, os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando concordância com a vacinação.

O Ministério da Saúde recomenda ainda que os pais consultem um médico antes da vacinação para que verifiquem se há alguma contraindicação.

O intervalo entre as doses para este público será de oito semanas (dois meses).

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022