fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Mais de 560 mil crianças aguardam vacinação contra Covid no Amazonas

São 566.227 crianças aptas para receberem a dose do imunizante da Pfizer em todo AM. Expectativa é de que o lote chegue 14 de janeiro para distribuição entre municípios.

6 de janeiro de 2022

Compartilhe

A Pfizer é a única vacina autorizada para o público infantil (Foto: Reprodução)

Em todo o Amazonas, segundo dados do Ministério da Saúde, 566.227 crianças estão aptas para receber a vacinação contra a Covid-19 e, a partir de agora, estão na dependência do envio do imunizante Pfizer pelo Governo Federal aos estados brasileiros.

Na região Norte, o Amazonas é o segundo estado que mais vai receber doses pediátricas, perdendo apenas para o Pará que tem mais de um milhão de crianças aptas à imunização.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que é previsto que o MS repasse as doses do imunizante aos estados no dia 14 de janeiro, caso o lote com as vacinas pediátricas chegue ao Brasil no dia anterior.

“Após o recebimento, a Semsa, que coordena a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, definirá a estratégia para atender esse público, considerando as quantidades de doses por remessa”, diz a secretaria na nota.

No entanto, já há um documento apresentado pelo Ministério da Saúde que, além de recomendações aos pais, elenca a ordem de prioridade da vacinação para este público.

A imunização deve iniciar em crianças indígenas e quilombolas. E seguida, as crianças com deficiência permanente ou comorbidades e as que vivem em lar com pessoas que apresentem alto risco para evolução grave da Covid-19.

A partir de então, a vacina passará a ser aplicada nas crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade, seguindo a ordem de 10 e 11 anos, 8 e 9 anos, 6 e 7 anos e, por fim, o público de 5 anos.

Recomendações aos pais

Como anunciado, apenas o imunizante da Pfizer está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as crianças com idade entre 5 e 11 anos, devendo ser aplicadas seguindo fielmente as recomedações do órgão.

Além disso, como foi feita na operacionalização dos adolescentes, os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando concordância com a vacinação.

O Ministério da Saúde recomenda ainda que os pais consultem um médico antes da vacinação para que verifiquem se há alguma contraindicação.

O intervalo entre as doses para este público será de oito semanas (dois meses).

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022

Semsa garante que estoque de testes para Covid-19 é suficiente para demanda

A preocupação é decorrente do que já acontece em São Paulo que, com estoque para oferecer os testes por apenas mais 15 dias, limitou a testagem e grupos de risco.

18 de janeiro de 2022

Pelo quinto dia seguido, Amazonas registra mais de mil casos de Covid-19

Desde o dia 11 de janeiro, o Amazonas registra números de casos positivos acima de mil por dia. A partir do dia 13, os registros começaram a superar os dois mil casos.

18 de janeiro de 2022

Segundo Centro de Testagem para Covid-19 será aberto nesta quarta-feira

Na semana passada, a Prefeitura abriu o primeiro centro de testagem, no Centro de Convenções Studio 5. Este segundo ponto terá capacidade para realizar 200 testes por hora.

18 de janeiro de 2022