fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Vacina contra Covid-19 ou gripe? Saiba qual tomar primeiro

Imunização é a principal estratégia para evitar casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves. No sábado (10), Manaus terá o Dia D de vacinação contra a gripe

7 de julho de 2021

Compartilhe

(Foto: Lucas Silva/Secom)

A vacinação contra a Covid-19 se tornou prioridade em todo o país por conta da pandemia, mas a campanha anual de vacinação contra a influenza também deve ser motivo de atenção da população. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) ressaltam a importância de concluir as duas vacinações.

Qual vacina priorizar?

A população deve priorizar a vacinação contra a Covid-19, conforme orientação do Ministério da Saúde, entretanto, 15 dias após o recebimento da primeira dose ou da dose única, deve ser procurado um posto de saúde nos municípios para recebimento da vacina contra a influenza. Para quem ainda não foi contemplado para iniciar a vacinação contra a Covid-19, já pode providenciar a vacinação contra a influenza.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, destaca que as secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da campanha, devem se organizar para aplicar todas as doses em estoques.

“A vacina contra a influenza, assim como a Covid-19, é a principal estratégia para evitar casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), por isso, a imunização contra a influenza continua sendo extremamente importante”, afirmou.

Procura por imunização

A chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégias (Dabe) da SES-AM, Viviana Almeida, enfatiza que se há vacina disponível para controlar qualquer doença, a população deve procurar se imunizar.

“Todo ano a vacina é atualizada com a variante, com a cepa da influenza que está circulando, e a vacina é produzida a cada ano. Por conta disto surge a importância de fazer a vacinação anualmente da influenza, já que cada vacina protege contra uma cepa diferente”, explicou Viviana.

Campanha de vacinação

No último sábado (3), o Ministério da Saúde abriu a vacinação contra a influenza para toda a população a partir de 6 meses, além dos grupos prioritários. No estado, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 nos municípios do interior, também é permitida essa ampliação da vacinação contra a influenza para todas as faixas etárias.

Municípios como Codajás, Tabatinga, Humaitá, Canutama e Fonte Boa são exemplos de alguns municípios que já realizaram campanhas de intensificação da vacinação contra a influenza, “Dias D”, e já se preparam para realizar novas ações.

Cobertura vacinal

O estado está com uma cobertura vacinal contra a influenza em 36% até esta quarta-feira (7). Até a terça-feira (6), as maiores coberturas vacinais da campanha eram de puérperas (66,6%), seguido por povos indígenas (60,3%), trabalhadores da saúde (60%), gestantes (55,4%), crianças (46,1%), idoso (30,2%). Os dados constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Na capital estão sendo vacinados os grupos prioritários e, para avançar, a Prefeitura de Manaus vai realizar, neste sábado (10), o Dia D de vacinação dos grupos prioritários e tem a expectativa de abrir para todas as faixas etárias a partir da próxima segunda-feira (12/07). Dúvidas sobre os locais de vacinação? Cliquei aqui e confira o mais próximo da sua casa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021