fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Vacina contra Covid-19 ou gripe? Saiba qual tomar primeiro

Imunização é a principal estratégia para evitar casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves. No sábado (10), Manaus terá o Dia D de vacinação contra a gripe

7 de julho de 2021

Compartilhe

(Foto: Lucas Silva/Secom)

A vacinação contra a Covid-19 se tornou prioridade em todo o país por conta da pandemia, mas a campanha anual de vacinação contra a influenza também deve ser motivo de atenção da população. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) ressaltam a importância de concluir as duas vacinações.

Qual vacina priorizar?

A população deve priorizar a vacinação contra a Covid-19, conforme orientação do Ministério da Saúde, entretanto, 15 dias após o recebimento da primeira dose ou da dose única, deve ser procurado um posto de saúde nos municípios para recebimento da vacina contra a influenza. Para quem ainda não foi contemplado para iniciar a vacinação contra a Covid-19, já pode providenciar a vacinação contra a influenza.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, destaca que as secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da campanha, devem se organizar para aplicar todas as doses em estoques.

“A vacina contra a influenza, assim como a Covid-19, é a principal estratégia para evitar casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), por isso, a imunização contra a influenza continua sendo extremamente importante”, afirmou.

Procura por imunização

A chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégias (Dabe) da SES-AM, Viviana Almeida, enfatiza que se há vacina disponível para controlar qualquer doença, a população deve procurar se imunizar.

“Todo ano a vacina é atualizada com a variante, com a cepa da influenza que está circulando, e a vacina é produzida a cada ano. Por conta disto surge a importância de fazer a vacinação anualmente da influenza, já que cada vacina protege contra uma cepa diferente”, explicou Viviana.

Campanha de vacinação

No último sábado (3), o Ministério da Saúde abriu a vacinação contra a influenza para toda a população a partir de 6 meses, além dos grupos prioritários. No estado, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 nos municípios do interior, também é permitida essa ampliação da vacinação contra a influenza para todas as faixas etárias.

Municípios como Codajás, Tabatinga, Humaitá, Canutama e Fonte Boa são exemplos de alguns municípios que já realizaram campanhas de intensificação da vacinação contra a influenza, “Dias D”, e já se preparam para realizar novas ações.

Cobertura vacinal

O estado está com uma cobertura vacinal contra a influenza em 36% até esta quarta-feira (7). Até a terça-feira (6), as maiores coberturas vacinais da campanha eram de puérperas (66,6%), seguido por povos indígenas (60,3%), trabalhadores da saúde (60%), gestantes (55,4%), crianças (46,1%), idoso (30,2%). Os dados constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Na capital estão sendo vacinados os grupos prioritários e, para avançar, a Prefeitura de Manaus vai realizar, neste sábado (10), o Dia D de vacinação dos grupos prioritários e tem a expectativa de abrir para todas as faixas etárias a partir da próxima segunda-feira (12/07). Dúvidas sobre os locais de vacinação? Cliquei aqui e confira o mais próximo da sua casa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021