fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Dia D de vacinação contra a influenza acontece neste sábado (10)

No Dia D, Manaus ganha postos de vacinação alternativos em supermercados, shoppings, feiras e outros locais de grande circulação de pessoas, com funcionamento das 8h às 16h.

7 de julho de 2021

Compartilhe

O objetivo da Prefeitura de Manaus é ampliar a cobertura vacinal (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus definiu que o próximo sábado (10) será o Dia D de vacinação contra a influenza (gripe) na capital. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) discutiram na tarde desta terça-feira (6), detalhes da ação, que será voltada para crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, idosos, indígenas, professores e outros dez grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além do Dia D, a prefeitura amplia a campanha, na próxima segunda-feira, 12, para toda a população ainda não vacinada.

Ao longo desta semana a imunização, que teve início no mês de abril, segue nas 171 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Dia D ganha postos de vacinação alternativos em supermercados, shoppings, feiras e outros locais de grande circulação de pessoas, com funcionamento das 8h às 16h.

O objetivo das duas estratégias é ampliar a cobertura vacinal, especialmente dos grupos mais vulneráveis, e evitar casos, agravamentos e mortes decorrentes da gripe no município. A meta de imunização do MS para Manaus é alcançar 642 mil pessoas. Dessas, 259 mil já foram imunizadas.

“A população tem respondido à campanha de vacinação contra a Covid-19, mas é preciso lembrar que outras medidas de prevenção à saúde continuam, em paralelo. Este é o caso da campanha de imunização contra a influenza, para a qual será necessária uma grande adesão nesta reta final. Precisamos que nossa população esteja protegida contra esse outro tipo de infecção respiratória que, em alguns casos, pode ser tão ou mais grave que a Covid”, observa a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Dados atualizados no último dia 5 pela Divisão de Imunização da Semsa mostram que dos sete grupos prioritários iniciais, o de puérperas (mulheres com até 45 dias no pós-parto) é o único que já alcançou a meta de 90% de vacinação da população estimada. O de indígenas está em 85%; o de gestantes e trabalhadores da saúde chegou a aproximadamente 65% da população total; e o de professores, crianças e idosos está abaixo de 50% do total estimado para cada um.

Além desses, são considerados prioritários os grupos das pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A secretária orienta que as pessoas dos grupos prioritários procurem as UBSs ao longo da semana ou um dos pontos alternativos de vacinação no próximo sábado, Dia D, para receberem a vacina.

Salas de vacinação

A lista com o endereço das salas de vacina pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link bit.ly/salavacinamanaus. Das 171 salas, dez unidades de saúde tem funcionamento em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. A relação dos pontos alternativos está sendo elaborada pelos Distritos de Saúde e será divulgada até a próxima quinta-feira.

Influenza x Covid-19

Shádia Fraxe lembra, ainda, que as pessoas devem ficar atentas ao intervalo de 14 dias entre as doses de vacina contra covid-19 e contra a influenza. É preciso aguardar 14 dias entre uma e outra. Ela orienta também que os usuários apresentem documento de identidade original, com foto, o cartão de vacina e para grupos específicos, como trabalhadores da saúde e professores, o contracheque ou a carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício. No caso dos caminhoneiros, é preciso apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D ou E.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021