fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Vacinação contra gripe é aberta ao público de todas as idades no AM

O público será imunizado contra a gripe com as doses disponíveis no Estado que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde

6 de julho de 2021

Compartilhe

Vacinação contemplará todas as faixas etárias, a partir de 6 meses de idade (Foto Sol Simões/FVS-AM)

A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi ampliada e passa a contemplar todas as faixas etárias, a partir de 6 meses de idade. Os vacinados serão imunizados contra a doença com as doses disponíveis no estado que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. A cobertura vacinal da campanha está em 35,8% no Amazonas.

Até esta terça-feira (6), as maiores coberturas vacinais da campanha são de puérperas (66,6%), seguido por povos indígenas (60,3%), trabalhadores da saúde (60%), gestantes (55,4%), crianças (46,1%), idoso (30,2%). Os dados constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Cristiano Fernandes, ressalta que a vacinação contra Influenza é fundamental durante a pandemia de Covid-19.

“A vacinação resguarda a população dos impactos no sistema imunológico e é essencial para blindar o organismo contra agentes infecciosos”, alerta Cristiano, acrescentando que as doses dos imunizantes foram distribuídas para todos os municípios do Amazonas.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), enfermeira Izabel Nascimento, aponta que a ampliação de grupos prioritários oportuniza, por exemplo, que pais levem os filhos para tomar a vacina nas unidades de saúde. “O PNI está estendendo e oferecendo esse imunizante para toda a população. Compareça e não deixe de se vacinar”, orienta a enfermeira.

Doses aplicadas

No Amazonas, os municípios que possuem maiores coberturas vacinais contra a Influenza são: Tonantins (93,6%); Santa Isabel do Rio Negro (82%); Alvarães (63,8%); Careiro (58,1%); Benjamin Constant (56,1%); Humaitá (55,2%); Santo Antônio do Içá (53,7%); São Gabriel da Cachoeira (53,2%); Itapiranga (51,1%) e São Paulo de Olivença (46,5%). A cobertura vacinal da capital, Manaus, é de 38%.

Referência

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021