fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Compartilhe

Nome da balsa homenageia o pirarucu, maior peixe da região (Foto: Divulgação)

Alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estrearam na competição internacional promovida pela Worldwide Ferry Safety Association (WSFA) já conquistando o Prêmio Especial por abordar no projeto a Covid-19. Além desta premiação, a UEA ficou em quarto lugar no ranking mundial das Escolas de Engenharia Naval que participaram da competição.

O evento buscava projetar embarcações seguras e acessíveis, com o objetivo de reduzir as fatalidades em balsas e expandir seu uso em todo o mundo. A partir disso, a equipe da UEA desenvolveu uma balsa com capacidade de transportar cerca de 300 passageiros, entre Manaus e Tefé, numa viagem de 20 horas.

Recurso resultou no Prêmio Especial

Por causa da disseminação contínua da Covid-19 no Brasil e a transmissão via transporte fluvial, as equipes foram orientadas a incluir recursos para prevenir a transmissão viral. Para os organizadores da competição a equipe da UEA, denominada Arapaima Gigas, foi a que melhor propôs recursos para combater a proliferação do coronavírus.

Além dos totens de álcool em gel para a higienização das mãos, foi projetado no convés principal um espaço para desinfecção dos tripulantes e passageiros da balsa.

“Tanto na entrada, quanto na saída, as pessoas passariam por uma limpeza. Fizemos também divisórias com PVC, por ser um material barato, para colocar entre redes e poltronas para evitar o contágio”, resumiu a professora Marina Aranha, responsável pela orientação do trabalho da equipe.

Marina revela ainda que o principal diferencial na construção deste projeto foi a instalação de ar-condicionado com luz UVC, que tem ação antimicrobiana, produzida com tecnologia de LED.

“Como não é um material pesado, não é prejudicial ao meio ambiente”, resumiu a professora.

Esperança à interdisciplinaridade

O Arapaima Gigas foi denominado assim em homenagem à Amazônia, por ser o nome científico do pirarucu, o maior peixe da região. A equipe, comandada por Kleyphide Pereira da Silva, tem como integrantes os discentes do curso de Engenharia da UEA, Andrey Felipe Lima, Brendo Xavier Lima, Lauro Benicio Gambizs, Leandra Karolina Batista Leal, Rodrigo Pereira Guerreiro, Vinícius Soares Bechman.

“Na nossa primeira participação, ficamos com um prêmio especial dentre equipes pioneiras que participam da competição desde a primeira edição. Como não ter orgulho?! Fico muito emocionada e lisonjeada de colaborar com meus alunos, pois mais do que uma equipe, nos tornamos uma família”, disse Marina.

A professora acredita que a vitória seja um arauto de esperança e incentivo para os atuantes de Engenharia Naval e incentivo para o restante dos alunos da Universidade, principalmente da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), visto que trouxeram a interdisciplinaridade de cursos, mostrando como as Engenharias se conectam.

“Superamos muitos desafios e dificuldades, desde estrutural a emocional, trabalhamos à distância em meio a pandemia, ainda na segunda onda que abalou a todos, juntamos forças e não esmorecemos”, comentou.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021