fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

UEA entra no ranking das melhores universidades da América Latina

Pela primeira vez, a UEA figura entre as melhores instituições de ensino da América Latina e Caribe no ranking anual do “Times Higher Education” (THE).

21 de julho de 2021

Compartilhe

O ranking avalia dados coletados em 2019 (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) figura entre as melhores instituições de ensino da América Latina e Caribe no ranking anual do “Times Higher Education” (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo. Na classificação de 2021, a UEA aparece como a 47ª universidade mais bem avaliada entre as brasileiras e a segunda melhor colocada entre as universidades da região Norte.

Entre os indicadores levados em consideração pelo THE, estão critérios como ensino (ambiente de aprendizado), pesquisa (quantitativo, investimentos e reputação), citações (influência que as pesquisas desenvolvidas possuem no campo acadêmico), perspectivas internacionais (corpo docente, estudantes e pesquisas) e transferência de conhecimento.

Para o reitor da universidade, Cleinaldo de Almeida Costa, o investimento na qualificação docente, parcerias nacionais e internacionais, além de pesquisas realizadas nos últimos anos, colocaram a UEA neste patamar.

O ranking avalia dados coletados em 2019. No total, foram classificadas 177 instituições de 13 países da América Latina e Caribe. Entre os países, o Brasil possui o maior número de universidades, com 67 instituições presentes na lista.

Sobre o THE

O “Times Higher Education” é uma publicação inglesa, vinculada à revista The Times, que publica notícias e artigos referentes à educação superior. Desde 2016, a publicação divulga o Latin America University Rankings, listando as universidades do continente que mais se destacaram nas áreas de ensino e pesquisa.

Há cinco anos, 50 instituições foram classificadas no ranking e, em 2021, esse número triplicou, com 177 universidades listadas. Segundo o THE, a expansão do ranking demonstra os resultados do crescimento educacional das universidades da América Latina.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021