fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Tratamento de esgoto em Manaus avançou 76,5% com o Prosamin+

O Indicador de Atendimento Total de Esgoto de Manaus deu um salto de 76,5% em apenas dois anos, saindo de 12,43%, em 2020, para 21,95%, em 2022.

14 de maio de 2022

Compartilhe

Cobertura de esgoto da capital saltou em dois anos de 12,43%, em 2020, para 21,95%, em 2022, graças ao Prosamin (Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

Os investimentos em saneamento básico feitos pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que é executado pela UUnidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ajudaram a aumentar a cobertura de tratamento de esgoto sanitário em 76,5%, em Manaus. Por determinação do governador Wilson Lima, o programa ampliou intervenções nessa área nos últimos anos.  

Conforme o Ranking do Saneamento 2022 do Instituto Trata Brasil e GO Associados, divulgado recentemente, o Indicador de Atendimento Total de Esgoto de Manaus deu um salto de 76,5% em apenas dois anos, saindo de 12,43%, em 2020, para 21,95%, em 2022.

“Estamos resgatando uma dívida histórica com a população de Manaus. O Prosamim existe há 15 anos e só recentemente, com o Prosamin+, a área de saneamento está recebendo a atenção que merece. E com planejamento e determinação vamos continuar avançando na cobertura de tratamento de esgoto na capital, que ainda precisa evoluir cada vez mais”, ressaltou o governador.

“A situação atual está longe de ser a ideal, mas mostra que estamos num caminho de recuperação de anos de estagnação. A atual gestão do Governo do Amazonas tem dado a sua contribuição à Prefeitura, que também está sob nova administração. Temos certeza que a situação de Manaus em saneamento irá melhorar ainda mais”, afirma o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

Em agosto de 2021, o governador Wilson Lima inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Waldir Brito, localizada no bairro Educandos. O investimento foi de R$ 50,9 milhões, sendo 72% oriundos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 28% a contrapartida direta do Estado.

Conforme Marcellus Campêlo, a primeira ETE construída em quase 15 anos de existência do Prosamin+, é também a maior da região Norte em capacidade de tratamento – 300 litros por segundo – e uma das mais modernas do Brasil, com tecnologia de ponta importada da Noruega.

A ETE, explica Marcellus, é parte do Sistema de Esgotamento Sanitário do Prosamin+ implantado na bacia do São Raimundo, que contempla, ainda, investimentos de R$ 48,8 milhões na construção de 31 quilômetros de redes de coleta e de seis estações elevatórias, inaugurados em 2020 nos bairros do Santo Antônio, São Raimundo, Glória, Aparecida, Presidente Vargas e Centro.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Globo alerta elenco sobre eleições; saiba o que pode e o que não pode

Emissora afirma que "não apoia qualquer candidato" e que sua "política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade".

24 de maio de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022

Governo inaugura em Maués a nona unidade do restaurante Prato Cheio

Nova unidade de Prato Cheio inaugurada nesta segunda, por Wilson Lima, tem capacidade para distribuir gratuitamente 400 litros de sopa por dia em Maués.

23 de maio de 2022

Galeria do Largo reabre com sete manifestações culturais de artistas locais

O espaço está mais moderno, com exposições de fotografias e vídeos, técnicas diferentes de pintura, dando voz, principalmente, aos artistas periféricos do Amazonas.

23 de maio de 2022

Obra de arte gigante transforma fachada do Bumbódromo de Parintins

Mais de 2 mil metros de muros estão sendo coloridos por nove artistas de Parintins, para o projeto batizado como “Parintins - Galeria Cidade Aberta”.

23 de maio de 2022

Profissionais de saúde recebem capacitação em Canutama, no AM

O objetivo é ajudar Canutama a melhorar a sua avaliação de desempenho, possibilitando aumentar o recurso que o município recebe e melhorar a assistência à população.

22 de maio de 2022

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Apesar da decisão assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo federal diz que nenhuma política pública de saúde será interrompida.

22 de maio de 2022

Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo

Após dois anos de suspensão por causa da pandemia, as empresas Azul, Gol e Latam voltam a oferecer serviços de bordo com snacks e bebidas à vontade, sem custo adicional.

22 de maio de 2022