fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

TJAM reage após avaliação de ‘nível crítico’ quanto à transparência

Em nota, a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) afirmou não ter recebido notificação do MPC-AM para o repasse de informações sobre a transparência.

30 de dezembro de 2021

Compartilhe

Presidente do TJAM defendeu transparência do órgão por meio de nota (Foto: Divulgação)

A classificação de transparência em ‘nível crítico’ do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em um ranking de controle interno do Ministério Público de Contas (MPC-AM) causou surpresa à presidência do Tribunal. Em nota, publicada nesta quinta-feira (30), o presidente do Tribunal, desembargador Jorge Chalub Pereira, argumentou que não foi registrada notificação por parte do MPC para prestação de informações.

O ranking foi divulgado pelo MPC na última quarta-feira (29), classificando a transparência do TJAM como de ‘nível crítico’ e, em relação ao ítem ao ‘Controle Interno’ em seu site, com a pontuação 0% (zero). Segundo o MPC, o TJAM não contribuiu com as informações solicitadas.

O TJAM ressaltou que, uma vez sem ter sido notificado, não havia como ter “ciência para a manifestação necessária e repasse dos dados solicitados. Cabe ressaltar que, toda e qualquer comunicação dirigida ao TJAM deve ser enviada pelo canal competente, qual seja, por meio do setor de Protocolo, cujos contatos estão disponibilizados no portal www.tjam.jus.br , com acesso público”. 

A nota continua destacando a conquista do Prêmio CNJ de Qualidade – categoria Prata e o reconhecimento pelo próprio MPC-AM, que classificou o TJAM com o mais alto nível de transparência entre os poderes estaduais no último mês de agosto. “Todas as informações referentes ao TJAM estão disponibilizadas não apenas na página da Transparência do Tribunal, como também são encaminhadas regularmente ao CNJ”, segue o comunicado.

O TJAM também se compromete a apresentar todas as informações ao MPC, tão logo seja oficialmente notificado.  

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022