fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

Tamoiotatá: Governo combate desmatamento no sul do Amazonas

Agentes ambientais e policiais da Operação Tamoiotatá, realizada pelo Governo do Amazonas, localizaram propriedade rural com cerca de 54 hectares desmatados ilegalmente.

27 de abril de 2021

Compartilhe

Operação Tamoiotatá flagra 54 hectares desmatados em Apuí (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (26), agentes ambientais e policiais da Operação Tamoiotatá, realizada pelo Governo do Amazonas, localizaram uma propriedade rural com cerca de 54 hectares de área desmatados ilegalmente em Apuí, município a 453 quilômetros de Manaus, no sul do Estado.

O local, situado no Km 75 da rodovia Transamazônica (BR-230), também abrigava uma rinha clandestina, com 70 galos e uma arena para a briga entre os animais.

Pelos dois crimes, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou multas da ordem de R$ 480 mil. A maior penalidade, no valor de R$ 270 mil, foi pelo desmatamento ilegal identificado na propriedade.

Após busca pelo empreendimento rural, foram localizadas diversas gaiolas com galos de diversas raças e uma arena, utilizada para as brigas. O capitão do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Victor Vasconcelos, explicou que os agentes foram fiscalizar uma área de desmate, quando encontraram os animais e apetrechos como esporas e buchas, que são utilizados para a prática criminosa de maus-tratos.

Apreensões

Segundo o Batalhão Ambiental da PMAM, foram apreendidas uma arena, 73 esporas de plástico, duas esporas de metal, três protetores de espora, 23 bicos de metal, um cronômetro e 165 lacres de metal.

Também houve a localização de uma espingarda calibre 28, sem numeração. Um homem foi preso. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Apuí.

De acordo com o Batalhão Ambiental, manter animais silvestres em cativeiro sem documentação legal e promover rinhas de galos são crimes ambientais, e os infratores estão sujeitos às punições previstas em lei.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Estudantes de Manaus participam de Festival de Futebol Feminino da CBF

120 meninas estudantes da rede estadual de ensino e 80 estudantes da rede municipal de Manaus, participarão de jogos e seminários promovidos pela CBF.

28 de novembro de 2021

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021