fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

A atuação do Governo do Amazonas para combater o desmatamento ilegal e as queimadas não autorizadas em 2021 foi oficializada nesta segunda-feira (29/03), durante o lançamento da Operação Integrada Tamoiotatá. A ação começa a enviar equipes de fiscalização para o sul do Amazonas, área de maior pressão ambiental, já a partir desta quinta-feira (1º/04).

A ação integra a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da qual participam o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas.

Considerando o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AM), lançado em junho de 2020, será almejada para a presente Operação a meta de redução de 5% nas taxas de desmatamento e queimadas, no comparativo com o ano anterior. Para isso, a ação de comando e controle foi adiantada em quatro meses, segundo explica o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“A atuação do Governo do Estado neste ano vai ser para que a gente possa trabalhar na prevenção, combatendo o desmatamento ilegal. Ao fazer esse combate, nós esperamos reduzir a quantidade de área desmatada pronta para ser queimada na época de estiagem, no segundo semestre do ano, quando tradicionalmente ocorre um aumento dos focos de calor”, explicou.

Bases no interior – A Tamoiotatá é resultado de uma avaliação dos resultados obtidos na Operação Curuquetê 2, que atuou contra crimes ambientais no sul do Amazonas, de junho a novembro de 2020. Uma novidade é que, para a operação deste ano, as equipes vão contar com duas bases paralelas de atuação, uma no município de Apuí e outra em Humaitá, a fim de ampliar a presença do Estado na região.

Os dois municípios-base contarão com Centrais Integradas de Coordenação Operacional Municipal (Cicop), que vão atuar na geração de informações de Inteligência da Operação, em articulação direta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Manaus. O objetivo é auxiliar de forma mais assertiva as atividades de campo coordenadas pelo Ipaam.

“Nós vamos levar para Apuí e Humaitá a mesma estrutura integrada que a gente tem aqui no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Manaus, com monitoramento, comunicação e coordenação efetiva dos trabalhos a serem realizados lá”, pontuou o secretário executivo adjunto de planejamento e gestão integrada da SSP-AM, coronel Hermes Macedo.

Além da atuação em campo, o Ipaam conta com maior suporte tecnológico para incrementar as atuações remotas, de acordo com o diretor presidente da instituição, Juliano Valente. “O grande dificultador do Amazonas é o tamanho do estado, que torna ainda mais complexa nossa atuação em campo. Agora nós temos um incremento de Inteligência e Tecnologia, que ganhou mais ainda quando aderimos ao Programa do Ministério da Justiça, com as imagens da Planet, possibilitando também uma autuação remota do infrator e melhorando a velocidade da resposta”, completou.


O primeiro efetivo embarca para o sul do Amazonas nesta quinta-feira (1º/04). A equipe permanece em campo por 15 dias, quando será substituída por um novo grupo. Desta forma, o planejamento é que a Operação Tamoiotatá siga em atividades integradas no sul do Amazonas até o dia 12 de novembro.

Veja mais vídeos

Prosamin chega a zona leste com seis parques habitacionais

Gestor do Programa, Marcellus Campêlo, revela que agora o projeto chega próximo a nascente do igarapé do 40.

Há 38 minutos 29 de novembro de 2021

Veneno de cascavel é usado em pesquisa para combater tumores

Segundo os pesquisadores, a principal dificuldade seria conseguir o veneno em quantias suficientes para realizar tratamentos.

Há 2 horas 29 de novembro de 2021

“Em política manda quem tem mandato. Eu tenho mandato”

Senador tucano diz que não tem problemas com o partido quanto a possibilidade de sair candidato ao governo.

Há 17 horas 28 de novembro de 2021

Dois a cada 3 brasileiros têm medo de fazer compras via Pix

Segundo levantamento, o boleto é método preferido de pagamento dos consumidores.

Há 22 horas 28 de novembro de 2021

Projeto promove experiência de visitar museu sem sair de casa

A expectativa é atender cerca de duas mil pessoas em Manaus. As atividades serão realizadas no formato online.

Há 1 dia 28 de novembro de 2021

Brasileiro viveu 45 dias com dois corações

Um transplante raríssimo manteve por algumas semanas dois corações trabalhando simultaneamente.

Há 1 dia 28 de novembro de 2021

Artista transforma chinelos abandonados em obras de arte R$ 5,6 MIL

Aristide Kouame, esculpe formas, letras e rostos nas solas de borracha. As obras estão ganhando mercado.

Há 2 dias 27 de novembro de 2021

Governo do AM lança edital com 1.000 vagas de cursos de qualificação

As inscrições seguem até segunda-feira (29). O início dos cursos está previsto para o dia 6 de dezembro.

Há 2 dias 27 de novembro de 2021

Aves da Amazônia estão diminuindo de tamanho

Pesquisador aponta que o principal fator da diminuição do tamanho das aves é o aquecimento global na região.

Há 2 dias 27 de novembro de 2021

Uso de plástico virgem deve cair 20% até 2025, mostra relatório

Marcas e varejistas envolvidos com o Compromisso Global reduziram coletivamente o uso de plástico virgem em embalagens.

Há 2 dias 27 de novembro de 2021

Um batalhão de artistas preparam ‘O mundo encantado do natal’

O RealTime1 foi conferir na Central Técnica de Produção o trabalho de quase 300 artistas na preparação dos eventos de fim de ano no AM.

Há 3 dias 26 de novembro de 2021

Furtos que podem estar ligados ao garimpo geram prejuízos de R$100mi

Os prejuízos advêm de custos com escolta nas embarcações e de pagamentos de cargas roubadas. Além dos assaltos a categoria também registra ocorrência de mutilações.

Há 3 dias 26 de novembro de 2021