fbpx

quarta, 16 de junho de 2021

Operação reforça ações de combate ao desmatamento em Humaitá

Sistema de segurança iniciou, nesta semana, a segunda fase da operação Tamoiotatá, de fiscalização e combate ao desmatamento e queimadas no sul do Estado, em Humaitá.

26 de abril de 2021

Compartilhe

Operação combate desmatamento no sul do Amazonas (Foto: Divulgação)

O governo do Amazonas iniciou, nesta semana, a segunda fase da operação Tamoiotatá, focada na fiscalização e combate ao desmatamento e queimadas no sul do Estado. Uma das bases de ações de comando e controle é no município de Humaitá, a 701 quilômetros de Manaus, onde equipes ambientais e policiais estão atuando em conjunto, com base em imagens de satélite, para evitar queimadas.

A operação conta com apoio estratégico e tático dos órgãos do sistema de segurança pública. “Nesse ano, a operação é visando a derrubada da mata, antes de chegar à parte das queimadas. Temos os pontos pré-destinados para fazer a verificação in loco, através das fotos de satélite, e nós realizamos esse deslocamento dentro de ramais em busca desses locais, para confirmar o desmatamento e procurar o responsável”, ressalta o capitão do Batalhão Ambiental, Victor Vasconcelos.

Foram instaladas no município câmeras de monitoramento para verificar a entrada e saída de veículos, com possíveis cargas de madeiras ilegais. Em uma das ações, foi encontrada uma área com mais de 266 mil hectares desmatada.

O fiscal do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Paladino de Jesus, explica que a operação conta com um suporte tecnológico para detectar as áreas de desmatamento. “Nós utilizamos o sistema Avenza Maps. É um sistema de navegação onde é colocado determinado ponto de desmatamento e ele nos leva até o local. A partir disso, vamos localizar o responsável da área, o tamanho do local e responsabilizar o infrator”, afirma.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Trânsito no bairro da Paz será desviado nesta quarta-feira

A intervenção viária também afetará o percurso das linhas 203, 215, 217 e A202, que transitam nas ruas Comandante Paulo Varela e do Advento.

15 de junho de 2021

Águas de Manaus é multada em R$ 2 mi, mas consegue se livrar de processos

Concessionária obteve quatro decisões favoráveis contra as sanções aplicadas pela Ageman que impedem o Poder Executivo municipal de executar as multas.

15 de junho de 2021

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021