fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Setor cultural quer verba que seria usada no Réveillon de Manaus

Setor quer que, por meio de um edital, a verba contemple diversos segmentos culturais da cidade. Vereadores acham viável a discussão e levarão pauta para CMM.

9 de dezembro de 2021

Compartilhe

Fórum se reuniu na terça-feira (Foto: Divulgação)

O Fórum de Cultura, que é composto pelos representantes dos setores artísticos da capital amazonense, se reuniu nesta quarta-feira (8), no Casarão de Ideias, para discutir a elaboração de uma proposta viável a respeito de parte da verba destinada ao Réveillon de Manaus que foi cancelado no último sábado (4) pelo prefeito David Almeida.

A reunião contou com a presença dos vereadores Raiff Matos (DC) e Rodrigo Guedes (PSC), ligados a Comissão de Cultura na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na ocasião, foi debatido a verba do Sistema Municipal de Fomento à Cultura (Siscult). Segundo o Fórum, não houve o cumprimento do percentual de 10% a ser aplicado no setor cultural da capital.

A Comissão, ligada ao Fórum da Cultura, vai elaborar um documento propondo à Prefeitura uma forma democrática para contemplar todos os setores artísticos por meio de um edital a ser publicado ainda este ano, com realização no início de 2022, o que ajudaria o setor, já que as festividades de fim de ano são consideradas o 13º salário da classe artística.

A proposta deverá ser entregue para a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) no início da semana que vem para que haja uma ação emergencial na publicação do edital, evitando assim prejuízos para os artistas mais uma vez ainda em decorrência da pandemia.

Segundo o vereador Rodrigo Guedes, “existe a possibilidade de que essa proposta democrática do Fórum de Cultura ser aceita pelo Poder Executivo municipal, pois a mesma já foi destinada para o setor de entretenimento e cultura, uma vez que era para o Réveillon da cidade e os artistas seriam beneficiados diretamente”.

O vereador Raiff Matos comentou que, mesmo não sendo uma decisão do Legislativo, levará o debate para a CMM porque “a proposta do edital é possível e justa”.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022