A preocupação é decorrente do que já acontece em São Paulo que, com estoque para oferecer os testes por apenas mais 15 dias, limitou a testagem e grupos de risco.
Testagem será ampliada para o Vasco Vasques (Foto: Divulgação)
Desde que iniciou a oferta dos serviços de testagem para Covid-19, no último dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Manaus realizou os testes em 14.747 pessoas no Studio 5, até a data de ontem (17). Mesmo com procura em alta, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) descarta restringir a disponibilidade de testes por dia no local.
A preocupação é decorrente do que já acontece em outras cidades, como São Paulo, que com estoque para oferecer os testes por apenas mais 15 dias, limitou a testagem e grupos de risco. Outro pré-requisito para ter acesso ao teste na capital paulista é apresentar ao menos dois sintomas gripais.
“Não há necessidade [de restringir quantidades]. A Semsa tem testes em estoque”, respondeu a assessoria ao RealTime1.
Do total de testes realizados no Studio 5, mais da metade (7.493) dos exames deram resultado positivo para Covid-19, enquanto os resultados negativos ficaram em 7.254.
Devido ao fluxo de pessoas que procuram o serviço, a prefeitura irá abrir amanhã (19), em parceria com o governo do Estado, um novo centro de testagem, no Centro de Convenções Vasco Vasques, ampliando o acesso aos testes na capital.
Para realizar o teste, é necessário apresentar documento de identificação e o cartão nacional do SUS.
A oferta do teste segue, normalmente, também nas 51 UBSs de referência para casos suspeitos de Covid-19 e os endereços podem ser conferidos AQUI.
Da Redação
Leia Mais: