fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Procon-AM e TJAM assinam termo para criação de centro de solução de conflitos

Assinatura tem como objetivo a criação e instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na sede do órgão do governo do Amazonas.

11 de setembro de 2021

Compartilhe

Assinatura do Termo aconteceu nesta sexta-feira (10), na sede do Procon (Foto: Divulgação)

Uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (10), marcou a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com o objetivo da criação e instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na sede do órgão do governo do Amazonas.

A iniciativa, além de fomentar a atuação conjunta dos Poderes, promoverá valores como pacificação e ética e envolverá o estudo de estratégias, técnicas e ferramentas de linguagem específicas da autocomposição, garantindo que os servidores se tornem mediadores e conciliadores qualificados, capazes de aumentar o índice de resolubilidade dos conflitos consumeristas.

No mês de agosto, a equipe do Procon-AM passou por treinamento coordenado pelo TJ-AM, com o intuito de aperfeiçoar o atendimento oferecido ao consumidor amazonense.

“A finalidade é aperfeiçoar soluções para as demandas de forma justa. Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização ou gestão de sessões e audiências de conciliação e mediação. Estamos buscando contribuir com a diminuição da judicialização. O consumidor sairá, em caso de acordo, com o título executivo, e, caso não haja atendimento de sua demanda por parte da empresa, com a garantia do seu problema será definido pelo poder judiciário”, explica o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Além do titular do órgão de defesa do consumidor, também participaram da solenidade no auditório Arthur Virgílio, na sede do TJAM, o secretário de Estado chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho; o desembargador Délcio Luis Santos, representando o TJ-AM; o juiz coordenador do Cejusc Famílias, Gildo Alves de Carvalho Filho; o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Luís Márcio Albuquerque; o juiz da 2ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus, Roberto Santos Taketomi; o promotor de Justiça e subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Géber Mafra Rocha; o procurador do município de Manaus, Marco Aurélio Choy; a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe; o defensor público Christiano Pinheiro da Costa; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas (OAB-AM), Grace Benayon; o coordenador do Procon Rondônia, Igor Jean Rego, e o superintendente do Procon Tocantins, Walter Nunes Viana Júnior.

Representando o governador Wilson Lima, o chefe da Casa Civil, Flávio Antony, destacou a importância das atividades do Procon-AM nas diversas demandas que compreendem a competência do órgão.

“Sempre que é acionado, o Procon tem dado a resposta que o Governo precisa, sempre tem nos apoiado em todas as ações, discutindo soluções, encontrando caminhos e o número de autoridades que hoje se fazem presentes nesse evento demonstra não apenas a importância da assinatura do convênio, mas a seriedade com que o órgão tem trabalhado”, afirmou Antony.

O desembargador Délcio Santos agradeceu a parceria entre os órgãos e o Tribunal de Justiça. “O poder judiciário não consegue resolver nada sozinho, e, por isso, precisa de parceiros. Agradecemos ao governo do Estado, governador Wilson Lima, que tem se mostrado preocupado com a questão do consumidor. O Procon-AM cedeu os servidores e nós fizemos a capacitação deles, que vão continuar fazendo esse trabalho (no Cejusc) com a nossa contribuição”, sintetizou.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021