Desde 2017, mais de 264 mil venezuelanos entre imigrantes, refugiados e requerentes de asilo de nacionalidade entraram no Brasil em busca de melhores condições de vida, decorrente da crise politica de seu país. Cerca de 30% desta população são crianças e adolescentes.
A estimativa é de que 25 mil desses imigrantes e refugiados vivam no Amazonas e entre eles estão às comunidades indígenas.
E encontrar soluções que possam ajudar nas necessidades de crianças e adolescentes refugiados e migrantes no Amazonas é um desafio.
Para isso, o Fundo das Nações Unidas para Infância, a Unicef criou a maratona social “Chama na Solução”, que reunirá jovens brasileiros e venezuelanos. A ação é uma iniciativa do escritório do Unicef em Manaus.
O objetivo é criar uma rede de protagonismo jovem na cidade, ouvindo e conectando a juventude para a criação de soluções sociais.
A proposta é que os jovens apresentem um protótipo das ideias desenvolvidas em formato de pitch.
As equipes pré-selecionadas pela banca técnica serão avaliadas pelos critérios: inovação e aderência à proposta.
A premiação para os vencedores inclui 35 tablets e kits de aprendizagem. Podem participar jovens residentes no estado do Amazonas com idade entre 14 e 24 anos.
As inscrições são online e seguem até o dia 16 de novembro. Mais informações podem ser acessadas pelo site unicef.org.