fbpx

sexta, 12 de agosto de 2022

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Compartilhe

Apesar da comemoração do ministro, segundo o Greenpeace, que denunciou a garimpagem ilegal, mais de 300 balsas de garimpo sugavam o leito do Madeira em busca de ouro. (Foto: Divulgação/Twitter)

A operação de órgãos federais contra o garimpo ilegal no Rio Madeira, próximo a Autazes, continua neste domingo. A operação resultou na destruição de 69 balsas e conta com homens do Ibama e da Força Nacional.

O resultado da ação foi comemorado pelo o ministro da Justiça, Anderson Torres. Foi a maior operação realizada contra o garimpo ilegal desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro, que já se manifestou contrário à queima de maquinário e favorável à exploração de minério em áreas de reserva na Amazônia.

” Ministério agiu imediatamente contra o crime. Operação planejada rápida, e executada eficientemente”, escreveu Anderson Torres em perfil no Twitter. Na mesma rede social, Bolsonaro o parabenizou pela ação.

Apesar da comemoração do ministro, segundo o Greenpeace, que denunciou a garimpagem ilegal, mais de 300 balsas de garimpo sugavam o leito do Madeira em busca de ouro. Ainda na sexta-feira, garimpeiros começaram a fugir rio a baixo até Rondônia, onde o garimpo foi regulamentado pelo governo estadual.

Até agora, a operação prendeu apenas uma pessoa que estava no local cuidando de uma balsa. As dragas de garimpo ficaram mais de 4 dias sem serem incomodas pelas autoridades federias, poluindo a água e a vida marinha com mercúrio, que é usado na procura do ouro.

Texto: Jefferson Ramos, com informações do O GLOBO

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022