fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Compartilhe

SES-AM executa fase 1 do Plano de Contingência para o enfrentamento da pandemia (Foto: Reprodução)

O Amazonas entrou na fase vermelha (risco alto) na transmissão da Covid-19. De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a taxa atingiu 2,04 nesta quarta-feira (26), o que significa que cada 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 204 pessoas.

Conforme levantamento feito pela FVS-RCP, a média móvel de casos de Covid-19 por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou alta de 582% nos últimos 14 dias; e de 74% nos últimos 7 dias, no Amazonas.

Além disso, o monitoramento estratégico da Covid-19, realizado pela SES-AM, mostra aumento de 481% nas hospitalizações tendo a Covid-19 como causa primária em janeiro, no comparativo ao mês de dezembro de 2021.

52 enterros no dia 24 de janeiro

Diante da explosão de casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron, Manaus registrou o maior número de enterros do mês de janeiro deste ano. Nesta segunda-feira (24), 52 sepultamentos foram registrados em cemitérios da cidade.

De acordo com o informe funerário da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), 43 foram em cemitérios municipais.

No mesmo dia, entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos cinco foram declaradas como Covid-19. No entanto, o dia de maior registro de sepultamentos por Covid-19 foi no dia 20 de janeiro, quando nove enterros tiveram essa causa.

Esse número de enterros provocado pelo coronavírus em um único dia coincide com o registro de 8.319 casos positivos diagnosticados no mesmo dia pela Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Até agora o número é o maior registrado nesta terceira onda.

O dia 21 atingiu a segunda maior marca de enterros do mês. Neste dia foram 49 sepultamentos. Seis enterros foram provocados pela Covid-19.

O número de sepultamentos dá o termômetro para saber se a pandemia está entrando numa terceira onda em Manaus. Por conta da vacinação, os números deste início de janeiro são bem menores que o registrados no início da segunda onda, em janeiro de 2021.

Na época, o número de sepultamentos superava a marca de 100 sepultamentos por dia. No dia 15 de janeiro de 2021, Manaus registrava 213 enterros em 24 horas, batendo recorde. Na época, os hospitais da capital amazonense sucumbiam por falta de oxigênio no dia anterior, que provocou a morte de pacientes graves de covid por asfixia.

Texto: Jefferson Ramos, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022