fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Variante ômicron corresponde a 93% de testes sequenciados no Amazonas

Médico e infectologista, Marcus Vinícius aponta que o Amazonas ainda não passou pelo primeiro mês da nova onda de casos de Covid-19 ocasionada pela variante ômicron.

24 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação/Fiocruz)

O Amazonas atualmente vive uma terceira onda de Covid-19, desta vez ocasionada pela variante Ômicron, que é predominante em 93% dos casos confirmados submetidos à sequenciamento genético pela Fiocruz Amazônia.

Recentemente, o médico Marcus Vinícius, especialista em infectologia e também em saúde pública, alertou que o aumento explosivo de casos de Covid-19 deve chegar aos municípios do interior do Amazonas nos próximos dias.

“De fato, o interior deve vivenciar esse aumento daqui a algumas semanas. Não costuma ser paripasso como Manaus, possa ser que a gente se surpreenda, mas em geral só acontece algumas semanas depois do início da onda em Manaus”, alerta o especialista.

A declaração foi durante uma live mediada pela diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, e transmitida no último dia 20.

Mais de 42 mil pessoas testaram positivo para Covid-19 nos últimos sete dias

No período de uma semana, do dia 17 ao dia 23 de janeiro deste ano, 42,751 pessoas testaram positivo para a Covid-19 no Amazonas. Conforme o médico infectologista, geralmente uma onda de transmissão do vírus em Manaus dura aproximadamente dois meses, baseado no tempo de duração da primeira e da segunda onda da doença no Estado.

“A Ômicron, agora com a viagem das pessoas, se espalhou de uma forma tão global que a gente sincronizou no Brasil. Hoje, o resto do Brasil tá vivendo junto com Manaus esse grande aumento explosivo dos casos.

Onda bimodal da Covid-19 ocorre na Europa

Marcus Vinícius diz que vem acompanhando a situação da Covid-19 na Alemanha, que possui um sistema avançado de identificação e rastreio de casos. O país, segundo o médico, vive uma onda bimodal.

“Na Alemanha, você vê que há um aumento de casos que dura cerca de cinco a seis semanas, depois tem uma queda e logo em seguida uma nova explosão de casos. Então, essa onda na Alemanha tá sendo bimodal, ou seja, tá aumentando, abaixa um pouco e sobe de novo – e de uma forma totalmente explosiva. Nunca houve tantos casos de Ômicron na Alemanha e nos Estados Unidos [EUA]. O Reino Unido tá tentando relaxar mais ainda as medidas, deixando de exigir máscara, isolamento social, então a coisa deve ficar muito mais fedida por lá”, avalia o especialista.

Sequenciamento genético para identificar variante é feito pela Fiocruz Amazônia

Hoje, a Fundação de Vigilância em Saúde informou ao RealTime1 que o resultado de detecção de variante mais atualizado aponta para a predominância da variante Ômicron em 93% dos casos confirmados de Covid-19 submetidos a sequenciamento. Os dados são os mesmos do último dia 20 de janeiro.

A identificação dos casos de Covid-19 pela variante Ômicron ocorre após procedimento de sequenciamento genômico, para detecção de linhagens do novo coronavírus (SARS-CoV-2), realizado pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia).

Com a alta de novos casos de Covid-19 no Amazonas, o especialista reforça que o Estado ainda não está nem no primeiro mês da nova onda ocasionada pela Ômicron.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022