fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

No AM, banco de leite precisa de potes de vidro para guardar substância

A segunda edição da campanha ‘Doe um pote’ por objetivo reunir o maior número de potes de vidro com tampa de plástico, para direcionar aos bancos de leite das maternidades.

23 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Como parte da campanha ‘Agosto Dourado’, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) desenvolve, desde o início do mês, a segunda edição da campanha ‘Doe um pote’, cujo objetivo é reunir o maior número de potes de vidro com tampa de plástico, para direcionar aos bancos de leite das maternidades públicas de Manaus. A entrega dos potes pode ser feita até o dia 31, das 8h às 17h, na sede da instituição, localizada na rua Estênio Neves, 131, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

A primeira edição da campanha foi desenvolvida pela Associação em 2020 e foi considerada um sucesso. De acordo com a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros, a iniciativa ajudará as mamães que não podem amamentar seus bebês por motivos diversos, possibilitando que eles sejam alimentados, nas unidades neonatais, com leite materno doado por lactantes voluntárias. Os potes serão destinados a maternidades públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), que possuem em sua estrutura, os chamados bancos de leite.

A principal função dos bancos de leite e postos de coleta é o apoio, proteção e promoção do aleitamento materno. O leite materno é o alimento mais completo para os bebês com até os seis meses de idade, dispensando, inclusive, o consumo de água pelos pequenos. O alimento também colabora para o combate à desnutrição.

Agosto Dourado

A campanha ‘Agosto Dourado’ reforça a importância da amamentação, uma vez que o leite materno é considerado ‘alimento de ouro para os bebês, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa é da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) juntamente com a IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) e conta com a adesão do Ministério da Saúde, a partir do tema “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.

O movimento ocorre simultaneamente em mais de 100 países, incluindo o Brasil. No Amazonas, diversas instituições públicas e privadas desenvolvem atividades alusivas ao mês. A Segeam, prestadora de serviços de enfermagem especializada ao SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo os de obstetrícia, é uma delas.

Estudos recentes apontam que a amamentação correta pode evitar milhares de mortes de crianças com menos de cinco anos no mundo, além de ajudar a prevenir o câncer de mama. “É um ato de afeto e amor, que reforça os laços entre mãe e filho, além de promover a saúde dos pequenos. Por isso, nunca é demais reforçar a generosidade e a relevância da prática de amamentar”, frisou Karina Barros.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021

Dia ‘D’ de multivacinação terá 137 unidades de saúde com salas de vacina

Objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacina de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com a oferta de 18 tipos de vacinas.

15 de outubro de 2021

Parque dos Bilhares recebe revitalização após reabertura em Manaus

O Parque dos Bilhares esteva fechado desde 20 de março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Mesmo com a reabertura, o parque recebeu trabalhos de revitalização.

15 de outubro de 2021

TCE-AM comemora 71 anos com revitalização de prédio histórico

"Projeto Casa TCE-AM - Século 22", que irá restaurar a 2ª sede da história da Corte de Contas, localizada no tradicional Complexo Boothline, no Centro de Manaus.

15 de outubro de 2021

Em reencontro com a torcida, Brasil goleia o Uruguai na Arena da Amazônia

Com o resultado, o Brasil chegou aos 31 pontos e é líder isolado das eliminatórias. A Seleção volta a campo pela competição em novembro, diante da Colômbia.

15 de outubro de 2021

Falta de água potável prejudica pessoas de baixa renda na lavagem das mãos

Quase metade da população do planeta (3 bilhões de pessoas) não tem acesso a um lavatório com água e sabão em casa. O dado é do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

15 de outubro de 2021

Ciência perde R$ 690 milhões: pesquisadores debatem tema virtualmente; participe

O evento acontece uma semana após o Governo Bolsonaro anunciar corte de R$ 690 milhões na verbas destinada à Ciência e Pesquisa no país.

14 de outubro de 2021