fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Agosto Dourado: Semana Mundial de Aleitamento Materno inicia na quarta

Durante todo o mês de agosto, haverá diversas atividades como exposições, palestras e oficinas nas maternidades da capital e do interior

2 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Rodrigo Santos/SES-AM)

A 11ª edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), terá abertura simbólica no Instituto da Mulher Dona Lindu, na quarta-feira (04/08), com palestras e homenagens às doadoras de leite humano do Amazonas.

Com o tema “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”, a SMAM destaca como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo.

“Toda a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno é indispensável, porque reafirma a importância da amamentação, já que o leite materno é o alimento completo para o bebê nos primeiros seis meses de vida”, ressaltou a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karam.

A coordenadora enfatiza, ainda, que o aleitamento materno é uma responsabilidade compartilhada por todos. “É hora de informar, enfocar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento materno. E com isso ajudar a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias, fundamental para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, não deixando ninguém para trás”, finalizou.

Neste ano, a programação está sendo organizada pela Secretaria Executiva Adjunta de Política em Saúde (Seaps), por meio da Coordenação de Saúde da Criança e em parceria com os Bancos de Leite Humano e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Durante todo o mês de agosto, haverá diversas atividades como exposições, palestras e oficinas nas maternidades da capital e do interior, incluindo a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) nos municípios.

Cursos e oficinas 

Entre os dias 2 e 7 de agosto, as maternidades da rede de saúde estadual realizarão cursos e oficinas sobre a importância do aleitamento materno para os profissionais de saúde de cada unidade. Os cursos terão carga horária total de até 20 horas.

Agosto Dourado

O nome foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia e aumento da segurança acerca da maternidade.

Programação da Semana do Aleimanto Materno

Dia 4 de agosto – Instituto da Mulher Dona Lindu

8h – Abertura com a participação de autoridades

8h30 – Apresentação da Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança. Palestrante: Sandra Cavalcante, gerente de Políticas Estratégicas do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da SES-AM

9h30 – Apresentação do tema Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos. Palestrante: Rossiclei de Souza Pinheiro, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria (SBP)

10h – Entrega de certificados e brindes para as doadoras de leite que contribuíram com os Bancos de Leite Humano (BLH)

11h – Encerramento.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021