fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Mães que desejam doar leite a prematuros não precisam sair de casa

Em 2021, houve o aumento no número de bebês que nasceram prematuro. Com isso, SES intensifica campanha para o aleitamento materno no Amazonas.

3 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: GettyImages)

O número de recém-nascidos prematuros no Amazonas cresceu no primeiro semestre de 2021. Com isso, o banco de leite também foi bem mais demandado esse ano do que em 2020. As informações são da coordenadora estadual de Saúde da Criança, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Rhamily Amud, e foram dadas durante entrevista ao RealTime1.

A coordenadora explica que no primeiro semestre de 2020 a SES atendeu 2,3 mil bebês prematuros e esse ano, no mesmo período, houve um aumento de 400 mil casos.

“Em 2021, o número saltou para 2,7 mil prematuros. A gente teve um aumento e nós precisamos da doação de leite. Essa mãe que estiver saudável e tenha excesso de leite, ela pode doar leite nos três bancos de leite do estado”, informa Amud.

Equipes vão na casa da mãe

Rhamily fala sobre a logística da coleta de leite. “Nós vamos fazer todo um relatório dessa mulher que vai se cadastrar e a gente vai pegar o leite na casa dela. Ela não precisa se deslocar, sair de casa, pois o banco de leite vai até a mulher”, reforça a coordenadora.

Tive Covid-19. Posso amamentar?

“A mãe que está com Covid-19, ela pode amamentar o filho, desde que esteja de máscara e tenha higienizado bem as mãos. Agora, quanto às mães que forem doar leite é feito todo um histórico dela para poder doar”, declara a coordenadora de Saúde da Criança.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021