fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Música composta por Dom Pedro I tem gravação inédita pela UEA

Música composta pelo imperador Dom Pedro I (1798-1836) nunca havia sido gravada até a iniciativa de professor e alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

11 de janeiro de 2022

Compartilhe

Partitura era desconhecida e só recentemente foi editada, pelo professor da UFRJ, Alberto Pacheco (Foto: Divulgação/UEA)

O professor da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Mário Trilha, produziu a gravação da “Marcha Imperial para piano a quatro mãos e clarinete”, composta por Dom Pedro I (1798-1836). Até a iniciativa da UEA, a composição nunca havia sido gravada, fazendo do material um trabalho inédito.

Além de Mário, responsável pela execução do piano, a realização do vídeo contou com o apoio do professor Filipe Alexandrino, no piano; dos alunos Alan Jessé, no clarinete, e Guilherme Alves dos Santos, na parte técnica da gravação, ambos do curso de Música da Esat/UEA. O vídeo com a partitura foi produzido pelo Instituto do Piano Brasileiro.

Trilha explica que o conteúdo era relativamente desconhecido e só recentemente foi editado pela primeira vez, pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alberto Pacheco.

“É sempre relevante alguma composição de Dom Pedro I ser tocada e gravada. Foi o nosso primeiro chefe de Estado, excelente músico e bom compositor, fato pouco destacado na historiografia brasileira. É bom que a academia dê mais relevância ao fato do Brasil ter tido a sua independência liderada por alguém que também dava grande relevância à música”, apontou.

Para conferir a gravação, basta acessar o link.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022

Semsa garante que estoque de testes para Covid-19 é suficiente para demanda

A preocupação é decorrente do que já acontece em São Paulo que, com estoque para oferecer os testes por apenas mais 15 dias, limitou a testagem e grupos de risco.

18 de janeiro de 2022

Pelo quinto dia seguido, Amazonas registra mais de mil casos de Covid-19

Desde o dia 11 de janeiro, o Amazonas registra números de casos positivos acima de mil por dia. A partir do dia 13, os registros começaram a superar os dois mil casos.

18 de janeiro de 2022

Segundo Centro de Testagem para Covid-19 será aberto nesta quarta-feira

Na semana passada, a Prefeitura abriu o primeiro centro de testagem, no Centro de Convenções Studio 5. Este segundo ponto terá capacidade para realizar 200 testes por hora.

18 de janeiro de 2022