fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Manaus se prepara para receber nove estações meteorológicas

Unidades são utilizadas, pela Prefeitura de Manaus, no monitoramento em tempo real da cidade e devem auxiliar os serviços da Defesa Civil e da secretaria de obras.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Arquivo/Defesa Civil de Manaus)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), se prepara para instalar antenas meteorológicas em nove pontos da capital amazonense. A estrutura vai impactar diretamente os serviços da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que acompanharão, em tempo real, as condições climáticas da cidade.

As estações com radares meteorológicos serão um importante instrumento para a detecção de chuvas e tempestades. As imagens, atualizadas a cada dois minutos, serão monitoradas, permitindo observar a localização, o deslocamento e a intensidade da precipitação.

A base das nove antenas deve ser realizada ainda este mês pela Seminf; e, de acordo com o secretário municipal e vice-prefeito Marcos Rotta, a determinação do prefeito David Almeida é de que os serviços ajam de forma integrada. “A determinação do prefeito David Almeida é que cada vez mais as secretarias se unam em parceria, para que possamos agilizar as políticas públicas que vêm sendo implementadas e essa é uma política inédita na cidade de Manaus e que, sem dúvida alguma, merece uma atenção especial”, concluiu Rotta.

Para o secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, coronel Fernando Júnior, as estações vão municiar os órgãos municipais de mais informações e antecipar as ações pela prefeitura. “Nós vamos preparar as áreas de risco que já conhecemos e outras que poderão vir a se tornar e estabelecer o plano de contingência, para que a população tenha o senso do risco e, em caso de desastres naturais, seja até avisada antecipadamente”, disse.

Neste primeiro momento, as torres fornecerão informações, como umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventos, temperatura, umidade, precipitação de chuvas e sua intensidade, permitindo que os órgãos possam ter uma leitura precisa de comportamento do solo, independente da estação.

O monitoramento será realizado no CCC, onde já ocorre a vigilância e controle do trânsito, transporte e guarda municipal. De acordo com o superintendente Sandro Diz, as estações vêm para complementar ainda mais o serviço.

“A Defesa Civil vai poder monitorar minuto a minuto as áreas, assim como a Seminf vai poder saber em que área vai precisar de mais material, uma vez que a previsão de demanda por serviços será maior, e isso já impacta também no trânsito e transportes, que ficarão atentos às áreas que podem sofrer desvios, bem como a Semasc (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e da Cidadania) já terá uma ideia de quantas casas irão precisar dos auxílios e assim por diante”, destacou Sandro Diz.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

5 de fevereiro: bateria e feijoada para alavancar números da vacinação

Estratégia da campanha 'Pra sambar tem que vacinar', lançada hoje pelo Governo do Amazonas, vai levar as vacinas para a quadra de 8 escolas de samba do Grupo Especial.

28 de janeiro de 2022

Anvisa autoriza venda de autotestes para Covid-19 no Brasil

Com o envio dos dados pela pasta na última terça-feira (25), a cúpula da Agência concluiu então que não há obstáculos que impossibilitem a comercialização dos autotestes.

28 de janeiro de 2022

Anitta usa ‘Fora Bolsonaro’ para divulgar videoclipe Boys Don’t Cry

Cantora brincou com seus seguidores nas redes sociais ao editar take do vídeo onde aparece recebendo uma mensagem dentro do envelope. O texto editado diz: 'Fora Bolsonaro'.

28 de janeiro de 2022

Número de acidentes de trânsito cai 37% no Amazonas em 2021

Dados do Detran-AM indicam que houve redução nos acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas em todo o Estado; na capital, houve redução de mortes no trânsito.

28 de janeiro de 2022

STF quer manifestação de indígenas sobre Plano de Enfretamento à Covid

Apib, Fiocruz e Abrasco devem se manifestar ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os pontos do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para os povos indígenas.

28 de janeiro de 2022

Centro de Testagem do Studio 5 encerra as atividades nesta sexta-feira

Atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após às 17h, o serviço deixará de ser oferecido no local, ficando restrito ao Vasco Vasques.

28 de janeiro de 2022

Após vacinação, mortalidade de internados com Covid no SUS cai 37%

Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, a taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid em novembro foi de 16,3%, a menor da série histórica.

28 de janeiro de 2022

Exigência do passaporte vacinal divide opinião do público em Manaus

A média móvel de casos de covid por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou alta de 582% nos últimos 14 dias; e de 74% nos últimos 7 dias no AM.

28 de janeiro de 2022