fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Manaus se prepara para receber nove estações meteorológicas

Unidades são utilizadas, pela Prefeitura de Manaus, no monitoramento em tempo real da cidade e devem auxiliar os serviços da Defesa Civil e da secretaria de obras.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Arquivo/Defesa Civil de Manaus)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), se prepara para instalar antenas meteorológicas em nove pontos da capital amazonense. A estrutura vai impactar diretamente os serviços da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que acompanharão, em tempo real, as condições climáticas da cidade.

As estações com radares meteorológicos serão um importante instrumento para a detecção de chuvas e tempestades. As imagens, atualizadas a cada dois minutos, serão monitoradas, permitindo observar a localização, o deslocamento e a intensidade da precipitação.

A base das nove antenas deve ser realizada ainda este mês pela Seminf; e, de acordo com o secretário municipal e vice-prefeito Marcos Rotta, a determinação do prefeito David Almeida é de que os serviços ajam de forma integrada. “A determinação do prefeito David Almeida é que cada vez mais as secretarias se unam em parceria, para que possamos agilizar as políticas públicas que vêm sendo implementadas e essa é uma política inédita na cidade de Manaus e que, sem dúvida alguma, merece uma atenção especial”, concluiu Rotta.

Para o secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, coronel Fernando Júnior, as estações vão municiar os órgãos municipais de mais informações e antecipar as ações pela prefeitura. “Nós vamos preparar as áreas de risco que já conhecemos e outras que poderão vir a se tornar e estabelecer o plano de contingência, para que a população tenha o senso do risco e, em caso de desastres naturais, seja até avisada antecipadamente”, disse.

Neste primeiro momento, as torres fornecerão informações, como umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventos, temperatura, umidade, precipitação de chuvas e sua intensidade, permitindo que os órgãos possam ter uma leitura precisa de comportamento do solo, independente da estação.

O monitoramento será realizado no CCC, onde já ocorre a vigilância e controle do trânsito, transporte e guarda municipal. De acordo com o superintendente Sandro Diz, as estações vêm para complementar ainda mais o serviço.

“A Defesa Civil vai poder monitorar minuto a minuto as áreas, assim como a Seminf vai poder saber em que área vai precisar de mais material, uma vez que a previsão de demanda por serviços será maior, e isso já impacta também no trânsito e transportes, que ficarão atentos às áreas que podem sofrer desvios, bem como a Semasc (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e da Cidadania) já terá uma ideia de quantas casas irão precisar dos auxílios e assim por diante”, destacou Sandro Diz.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022