fbpx

sexta, 12 de agosto de 2022

Mais de 7,5 mil pessoas participaram de ações no Casarão Cassina em 2021

Casarão sediou maratonas de hackathon promovidas pela Prefeitura de Manaus, que contribuíram para o fomento de ideias tecnológicas e inovadoras para a cidade.

1 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Marcely Gomes/Arquivo/Semcom)

O Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), foi um elemento essencial para as ações de inovação, tecnologia e empreendedorismo da cidade durante o ano de 2021. Mais de 7.500 pessoas passaram pelo local e mais de 700 atendimentos foram realizados.

“O Casarão da Inovação Cassina teve um ano muito importante. Difícil por conta de tudo que passamos em relação à pandemia da Covid-19, mas importante porque conseguimos definir, aprender e entender a melhor forma de funcionamento do casarão. Conforme a orientação do prefeito David Almeida e do nosso secretário da Semtepi, Radyr Júnior, o local é um equipamento público e deve ser utilizado pela sociedade, e acredito que fizemos esse trabalho muito bem em 2021”, destacou o gestor do Cassina, Fábio Araújo.

Foram realizadas 121 ações internas e externas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, como o “Casarão Sustentável”, em outubro, em alusão ao mês do empreendedorismo. Destacam-se também as maratonas de hackathon promovidas pela Prefeitura de Manaus, que contribuíram para o fomento de ideias tecnológicas e inovadoras para a cidade.

O Casarão também disponibiliza espaço coworking, sala de reunião e escritório, cuja utilização depende de agendamento, que este ano ultrapassou a marca de 2 mil.  O coworking é um local que reúne a estrutura necessária para que sejam desenvolvidos novos projetos e negócios, para isso oferece uma baia com seis estações de trabalho, dispondo de uma cadeira, um gaveteiro, ponto de lógica (internet) e energia (tomadas), cada.

Como reconhecimento da atuação relevante do Cassina, o espaço ganhou duas importantes premiações este ano. No prêmio internacional Architecture Masterprize, foi vencedor da categoria Patrimônio, e na premiação local “Jaraqui Graúdo 2021” levou o prêmio de Espaço de Inovação. Além disso, também é finalista do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel 2021.

Ainda segundo Fábio, o prêmio nada mais é do que um reflexo do trabalho de toda a equipe, desde os responsáveis pela limpeza, vigilantes e agentes de portaria, até a equipe que administra o prédio.

“Nós conseguimos atender a demanda de eventos do ecossistema de inovação e oferecer um espaço onde as pessoas, empresas e empreendedores pudessem desenvolver seus projetos”, completou.

De acordo com o gestor do Cassina, para 2022, a expectativa é de um trabalho mais consistente, alinhado e focado em estabelecer o centro histórico da cidade como o distrito de inovação de Manaus.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022